segunda-feira, 24 de junho de 2019

Quantas reuniões devo fazer para atingir objectivo de vendas novas

Cálculos nas Vendas
🔼No mundo das Vendas B2B e ao contrário das vendas complexas, as chamadas vendas novas têm características opostas às primeiras.

Este tipo de venda B2B é mais transacional que a Venda Complexa devido ao seu ciclo comercial mais curto.

As equipas que trabalham nesta área têm um esforço de prospecção contínuo: assim que fecham um negócio (quer seja por telefone ou presencialmente) têm de partir de imediato para outro prospect e começar (quase) tudo de "novo". 

Por isso se chamam de "vendas novas"!

terça-feira, 14 de maio de 2019

Account Based Sales - processo de prospecção para as Vendas Complexas B2B

Processo de Venda B2B
Account Based Sales (ABS) é um processo de prospecção de Vendas B2B que tem sido cada vez mais utilizado nas empresas de Vendas Complexas. Envolve vários pontos de contacto entre as Vendas e as Compras e é um processo Multicanal.

O objectivo é não perder-se tempo com contas demasiado pequenas e pouco lucrativas e focar-se em contas maiores, com potencial de crescimento.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O PREÇO na Negociação em Vendas Complexas B2B

Negociação em ambiente de Vendas Complexas
O tema da Negociação em Vendas é bastante procurado pelos Vendedores e todos os comerciais que queiram ter sucesso nos seus negócios.

Contrariamente ao que se pensa, a negociação nas Vendas B2B em geral, não acontece apenas no final do processo de venda. Ela começa logo no início do processo, com Planeamento e à medida que se vai construindo a relação com a empresa. 

O Preço é uma componente bastante importante e sempre temida pelos comerciais. Muitos estão preparados a fazer determinadas concessões sem qualquer razão aparente. Entramos na fase da venda de preço em vez de vender valor para o cliente.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

6 Formas de usar Vídeos On-line na sua empresa Industrial

Consultoria de Marketing
É sabido que, se adicionar Vídeos ao seu Website a sua taxa de conversão poderá aumentar significativamente. E por taxa de conversão queremos dizer Vendas para a sua empresa.

Nas empresas Industriais começam-se já a verificar essa utilização. No entanto, muitas há que ainda continuam renitentes pois acham que o seu tipo de produto, mais técnico, teoricamente mais “maçudo” e racional para quem vê, não é suficientemente apelativo para utilizar esta poderosa ferramenta de comunicação na sua empresa.

Ora bem, o problema está mesmo aí: produtos!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A nova Psicologia das Vendas B2B – o velho paradigma vs o novo paradigma

Velho Paradigma vs Novo paradigma das Vendas B2B
Até ao aparecimento da Internet e posteriormente das Redes Sociais, o objectivo dos Vendedores, especialmente aqueles que trabalham as Vendas Complexas, era o de fazer o contacto inicial com os Decisores de topo das empresas. Para quê ir ao Padre se é o Papa quem decide? Esse era o sentimento na altura. Mas, será que esse processo ainda funciona? 

Neste artigo vamos estabelecer as diferenças entre o velho e o novo paradigma que norteia as actuais Vendas B2B.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

6 tópicos sobre as chamadas Vendas Complexas


Vendas Complexas

Muito se tem falado sobre o fenómeno das Vendas Complexas e a imagem que às vezes se transmite é de que se trata de um monstro de 7 cabeças, quando, afinal não é nada disso que se trata!

Encontramos este tipo de vendas a nível Governamental, na Administração Pública, nas grandes Empresas Industriais, nas empresas de Tecnologias de Informação, entre outras.

Em 1.º lugar trata-se de Vendas como as outras, mas as suas características próprias conferem-lhes um maior grau de complexidade! E quais são essas características? Fique atento à última de todas! Provavelmente a mais importante!

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

3 Meses (e meio) para terminar o ano: sprint final ou preparação da nova época?

Formação de Vendas


O mês de Setembro já vai a meio e, para as empresas que seguem o ano fiscal Português já só têm 3 meses (e meio) para dar as últimas (em Vendas!) ou começar já a preparar o ano de 2019.

Em linguagem desportiva eu diria que há que fazer o “sprint final” ou começar já a “preparar a próxima época”!




segunda-feira, 11 de junho de 2018

3 Ferramentas essenciais para as Vendas e Marketing B2B

Ferramentas de Vendas e Marketing
O aparecimento da Internet e posteriormente os serviços de "Cloud" têm tornado cada vez mais acessíveis a utilização de inúmeras ferramentas de suporte às Vendas e Marketing B2B.
São tantas que é impossível falar de muitas delas em apenas num artigo.

Por isso, neste texto vou falar de apenas 3 ferramentas que, pessoalmente considero serem aquelas que um departamento de Vendas deve ter:


sexta-feira, 11 de maio de 2018

O (novo) Vendedor B2B precisa ter conhecimentos de Marketing?


Novo Vendedor B2B
Antes de mais, por Marketing inclui-se a área Digital, o Social Selling, etc (“Marketing é Marketing!)”.  

Além disso é fundamental o Vendedor saber cultivar o seu Personal Branding! E isso é…Marketing! Se não souber como optimizar as Redes Sociais em seu proveito…esqueça!

Outro dos grandes desafios que se colocam aos Vendedores é a de construir relações com pessoas que não estão preparadas para comprar. Para isso tem que saber usar convenientemente o Linkedin (principalmente naqueles tipos de venda menos transacionais). Isso também é…Marketing!

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Geração de Leads B2B

Formação em Vendas
A Geração de Leads é já um conceito conhecido nas Vendas e Marketing B2B.

A este conceito estão intimamente ligados os conceitos de Funil de Vendas ou o Pipeline de Vendas que são praticamente a mesma coisa.

Trata-se de um processo de geração de oportunidades de negócio que deve ser trabalhado não apenas pelo Marketing mas antes, em conjunto com o departamento de Vendas.

As equipas de Venda necessitam de trabalhar boas oportunidades de negócio e o Marketing, através dos seus conteúdos informativos e pedagógicos (estes últimos mais importantes no mercado B2B) dão o sinal de partida neste processo.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

2 Formas de Qualificação de Prospects: BANT ou CHAMP?

Formação em Vendas
A utilização de siglas (também chamadas de acrónimos) é uma realidade utilizada desde há muitos anos na linguagem de Vendas e Marketing (entre outras áreas)!

Assim, se por acaso quer escrever uma carta ou e-mail (por exemplo), pode seguir a fórmula da A.I.D.A. (Atenção, Interesse, Desejo e Acção).

Se, por exemplo quer definir os objectivos da sua empresa não se esqueça que eles devem seguir a fórmula S.M.A.R.T. (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-Bound)
.

Muitas dessas siglas seguem as iniciais de palavras em Inglês mas são praticamente utilizadas nas suas versões originais em todo o Mundo pela sua fácil compreensão. Alguns autores registam as próprias siglas como suas marcas exclusivas tal é a importância que muitas delas alcançaram nos mercados.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Como são os Decisores das Empresas?


Decisores nas Empresas
Muitas das equipas de vendas continuam a focar a sua actuação imediata nos vários passos do Processo de Vendas: prospecção, reunião, proposta/negociação e fecho.

Contudo há um passo importantíssimo que, se não for observado atempadamente, comprometerá seriamente o sucesso dos vendedores no terreno. Esse passo é a componente Estratégica das vendas (sim, o Pós-Venda é super importante mas em 1.º lugar há que Vender!)!

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como atrair potenciais Clientes para a Indústria


Marketing de Atracção para a Indústria de BeHave Marketing

Será que o sector Industrial consegue atrair potenciais clientes através dos meios digitais?

Essa é uma das questões com que me tenho deparado quando estou em contacto com as empresas Industriais! E a resposta é óbvia: claro que sim!

É uma área com necessidades e objectivos diferentes de outras actividades. 

Muitas das empresas estão focadas na exportação pelo que os clientes são, na sua grande maioria internacionais. 

segunda-feira, 5 de junho de 2017

"A nossa actividade é muito específica"!

Formação de Vendas
Por acaso já ouviu esta frase em algum lado? Quero acreditar que sim!

De facto, quem trabalha em Auditoria, Consultoria, Formação ou outra qualquer actividade relacionada com o mundo empresarial já ouviu alguém dizer esta frase ou uma outra parecida com esta (específica, sui generis, etc)!

Então o que há de errado nesta afirmação?

Absolutamente nada! As empresas têm toda a razão!

Cada uma das empresas (ou actividades) têm a sua própria especificidade! 

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Obtenha sempre uma situação de Compromisso nas Vendas!

Formação de Vendas
Ao acompanhar alguns Vendedores no âmbito de processos de Coaching e mesmo de Formação Comercial tenho reparado que muitos vendedores não lideram, eles mesmos o Processo de Venda! 

Deixam-no à mercê do seu interlocutor e isso não é bom: é péssimo!

Trata-se de uma situação diferente de Compromisso de que se fala habitualmente nas Vendas.

E de que compromisso estamos a falar afinal?

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Email para agendar uma Reunião de Vendas


Como escrever um emai
Sabia que, em regra, as pessoas demoram cerca de 2,7 segundos para decidirem se vão ler, encaminhar ou apagar um e-mail?

De facto o e-mail tornou-se no meio de comunicação de excelência para qualquer pessoa. 

Nos negócios, onde o tempo é um factor importante a ter em conta, o e-mail veio colocar ainda mais velocidade às decisões e aumentar a pressão sobre os empresários que têm que decidir e tomar as suas medidas de gestão de uma forma mais rápida e pragmática que anteriormente!

O QUE É QUE ISTO TEM A VER COM O ENVIO DE E-MAILS?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

"Apresentar Serviços"? LOL!


Mas como é que, no século actual, ainda há quem utilize este tipo de títulos num e-mail para agendar uma Reunião? É para rir, não?

E é esse, precisamente o tema deste artigo:


 A importância do Título num e-mail.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Quais os Tipos de Clientes no Mercado Industrial (e B2B em geral)?

Marketing Industrial
Para se ter sucesso no mercado Industrial é importante que os Gestores de Vendas e Marketing conheçam o tipo de clientes e suas características.

Fundamentalmente existem 3 tipos de clientes Industriais:

1) Fabricantes de Equipamentos:

São também conhecidos pela sigla inglesa OEM (Original Equipment Manufacturer).
Este tipo de empresas compra equipamentos, matérias primas e outros componentes. O único propósito é incorporar estes produtos nos produtos finais que serão colocados no mercado para venda.
Exemplo destas empresas são os fabricantes de automóveis ou os fabricantes de bens de consumo duráveis (como os electrodomésticos)

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Vender com Estratégia: ponto de partida para mais produtividade nas Vendas B2B


Vender com Estratégia
Nos tempos actuais em que a Internet veio mudar de completo o velho paradigma das vendas, é fundamental que os vendedores se preocupem menos com as velhas técnicas "manipulativas" de negociação e fecho de negócios e se preocupem mais na preparação do seu trabalho comercial antes mesmo de começarem a Vender.

Não quero dizer com isto que a Negociação e o Fecho de Vendas não sejam importantes! Contudo, 
muitos dos problemas a jusante (negociação, fecho de negócios) começam a montante! Mesmo antes do processo de venda, isto é, na sua preparação.