Formação de Vendas |
De facto, quem trabalha em Auditoria, Consultoria, Formação ou outra qualquer actividade relacionada com o mundo empresarial já ouviu alguém dizer esta frase ou uma outra parecida com esta (específica, sui generis, etc)!
Então o que há de errado nesta afirmação?
Absolutamente nada! As empresas têm toda a razão!
Cada uma das empresas (ou actividades) têm a sua própria especificidade!
As empresas de Gestão Financeira ou de Contabilidade, por exemplo, têm ritmos muito próprios devido aos prazos oficiais que têm que cumprir! Ignorar isso numa relação comercial é perder-se tempo e dinheiro.
Já os Advogados e as empresas de Auditoria, por exemplo, estão impedidas de fazer publicidade explícita devido ao seu Código de Ética. E podíamos dar muitos mais exemplos!
De facto, todas as actividades das empresas são específicas! O problema é que isso não é um exclusivo de ninguém!
PERSONALIZAÇÃO: palavra-chave nas Vendas e Marketing B2B
E este facto leva-nos a outro ponto: a importância de personalizarmos – da melhor maneira possível - o contacto, quer a nível Comercial quer a nível de Marketing. Porque cada empresa é única para quem lá trabalha; para quem a dirige!
Esta personalização não tem apenas a ver com o colocar do nome do Decisor num e-mail de prospecção.
Trate de escrever (para não se esquecer) o nome da telefonista que lhe atende o telefone. Trate-a pelo nome (verá que o contacto se altera para melhor). Tente saber qual o nome da secretária do Decisor. Escreva e fale sobre assuntos que “toquem” a realidade da empresa e da sua área de actividade. Isso aumentará significativamente a Empatia com o seu interlocutor, seja ele quem for!
INTERNET: fonte de pesquisa
Não sabe detalhes da empresa nem dos interlocutores?
Consultoria de Marketing |
O sucesso do incremento dos negócios B2B começa com a capacidade de começarmos um relacionamento entre empresas. Para isso é fundamental estudarmos bem a empresa que queremos abordar! Pesquisarmos na Net. Ver a página do Linkedin da Empresa e dos interlocutores que queremos abordar! Conhecermos, o melhor possível, através do website da empresa e outras pesquisas no Google eventuais incidências dessa empresa.
DOSSIER DA EMPRESA
Antes da reunião de Vendas prepare um pequeno dossier (pode ser em PDF para ser mais ecológico) com a informação relevante sobre a empresa e área de actividade a contactar! Faça questão de mostrar que está informado…e que se preparou convenientemente. O seu interlocutor agradece esse profissionalismo.
EM RESUMO:
- Todas as áreas de actividades das empresas são, de facto específicas!
- Personalize, sempre que possível o contacto com as empresas, quer a nível de nome dos interlocutores quer em termos de temas a abordar;
- Não subestime as telefonistas e secretárias dos Decisores;
- Faça a pesquisa no Google e Linkedin sobre a empresa, interlocutores e áreas de actividade;
- Vá para a reunião com um pequeno dossier sobre a empresa a contactar. Servirá de suporte à reunião e mostrará profissionalismo;
- Não seja generalista na abordagem comercial.
Desejo-lhe…
Bons Negócios!
Cumprimentos,
Jorge Miguel Conceição
www.behavemarketing.com
PS: para esclarecimentos sobre questões ligadas aos temas apresentados no artigo contacte-nos através do: 214094009 ou info@behavemarketing.com
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