Formação de Vendas |
Deixam-no à mercê do seu interlocutor e isso não é bom: é péssimo!
Trata-se de uma situação diferente de Compromisso de que se fala habitualmente nas Vendas.
E de que compromisso estamos a falar afinal?
Exemplo:
1) Ao enviar um e-mail para agendar uma reunião: como é que termina?
Escreve que fica a aguardar uma data “em dia e hora da sua conveniência”, certo?
ERRADO!
Se não propuser algumas datas alternativas o interlocutor nunca mais lhe responderá!
Mesmo assim o melhor mesmo é escrever que, após a leitura do email irá contactá-lo por telefone sobre este assunto. Termine o e-mail com uma situação de compromisso mesmo que seja da sua parte!
2) Ao telefone:
“É possível falar com o Dr. Bruno Correia”?
Resposta: “O Dr. Bruno Correia está em Reunião!”.
O que fazemos nesta situação? Desligamos e ligamos mais tarde, certo?
ERRADO!
Temos que arranjar uma situação de compromisso com a nossa interlocutora. Obrigá-la a uma tomada de posição!
“Cristina, acha que se eu ligar às 17h o Dr. Bruno Correia já estará disponível? O que me aconselha?”
Nesta situação a Cristina (a secretária ou telefonista. Devemos tratá-la sempre pelo nome) terá que emitir a sua opinião. Na próxima vez que lhe telefonar ela lembrar-se-á de si. Termine sempre com uma situação de compromisso.
3) Numa Reunião pessoal:
“…Então, o que achou da nossa proposta?”
“Bom, nós agora vamos analisar melhor e depois damos uma resposta”! Aguarde por favor!
Numa situação destas o vendedor agradece, arruma as suas coisas, despede-se com um valente sorriso e fica a aguardar uma resposta, certo?
ERRADO!
Temos que saber o que realmente acharam da proposta! Qual o próximo passo? Quais os pontos fortes, fracos! O que acham do conteúdo! Do preço! Quais os outros concorrentes! Temos que “pôr o dedo na ferida”! Só assim podemos alterar o rumo dos acontecimentos em beneficio do nosso negócio.
Um profissional de Vendas é também um “condutor” de negócios! É ele que tem que "agarrar no volante" e planear o rumo que quer dar aos seus negócios!
O mesmo se passa na nossa vida pessoal.
“Olha a Joana, estás boa? Há quanto tempo! Estás a fazer o quê agora”?
Entretanto a Joana, que estava cheia de pressa diz que “temos que marcar um almocinho! Para pôr a conversa em dia”!
E você concorda! Dá-lhe o nº de telefone…e espera, sentado, por uma chamada que dificilmente virá, certo?
CERTO (agora ficou confuso hein?)!
Tudo porque não terminou com uma situação de compromisso! Saiba sempre o próximo passo!
“Almoçar? Perfeito! Quando? Esta semana? Ligo eu ou tu? Ligas tu? Quando? Na próxima 4.ª feira? Então fico a aguardar na próxima 4.ª feira! Se não ligares ligo eu!!”
Tão simples!!
Seja você a guiar o seu destino! Seja nas Vendas seja na sua vida pessoal!
E agora posso contar consigo para terminar sempre uma situação de venda com uma situação de compromisso?
Promete?
Bons Negócios!
Cpts,
Jorge Miguel Conceição
www.behavemarketing.com
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