quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

6 Formas de usar Vídeos On-line na sua empresa Industrial

Consultoria de Marketing
É sabido que, se adicionar Vídeos ao seu Website a sua taxa de conversão poderá aumentar significativamente. E por taxa de conversão queremos dizer Vendas para a sua empresa.

Nas empresas Industriais começam-se já a verificar essa utilização. No entanto, muitas há que ainda continuam renitentes pois acham que o seu tipo de produto, mais técnico, teoricamente mais “maçudo” e racional para quem vê, não é suficientemente apelativo para utilizar esta poderosa ferramenta de comunicação na sua empresa.

Ora bem, o problema está mesmo aí: produtos!


Não temos, necessariamente de nos focar apenas nos produtos em si, mas em aspectos colaterais que transmitem Valor para o potencial cliente.

De seguida passo a sugerir 6 formas de se usar Vídeos Online para a sua empresa industrial:

1) MOSTRAR COMO OS PRODUTOS SÃO FABRICADOS

Mais do que falar dos produtos/serviços em si e do que fazem, mostre a forma profissional e o rigor com que os produtos são fabricados e testados.

De acordo com Estudos (Social Media Marketing Industry Report), os clientes Industriais procuram informações sobre a “perícia e especialização” do fornecedor (74%) bem como das suas “capacidades e aplicações” (69%). Este tipo de vídeos poderá tranquilizá-los nestes domínios.


Consultoria de Marketing
Caso a sua empresa não os fabrique e apenas os represente, de certeza que o fabricante poderá providenciar este tipo de vídeos.

2) INFORMAÇÕES SOBRE O CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Qual o ciclo de vida expectável do produto? Que tipo de manutenção deve ser feita? Quando? Como? Que aplicações pós Ciclo de vida? Poderá ser reciclado?

Um bom vídeo proporcionando explicações sobre este tipo de questões será muito útil na discussão sobre garantias, manutenção e eventual substituição do produto no final do seu ciclo de vida.

3) EDUQUE SOBRE ÁREA DE ACTUAÇÃO COM LINGUAGEM ACESSÍVEL

Nas vendas de produtos/serviços Industriais há sempre a tendência de se utilizar expressões demasiado “técnicas”. Isso pode fazer sentido quando um engenheiro fala com outro engenheiro sobre determinado assunto “técnico”, mas temos de assumir que nem toda a gente utiliza e tem conhecimento desse tipo de expressões. Por isso sugerimos:

  • Faça um tipo de vídeo por forma a que uma pessoa “não técnica” possa entender, mas que, ao mesmo tempo contenha informação relevante para que o potencial cliente faça a opção correcta;
  • Certifique-se que inclui o tipo de informação que explique o que torna o seu produto/serviço ÚNICO para o potencial cliente. 

O factor Diferenciação é importante e, a partir daqui será mais fácil evoluir-se - agora sim - para uma conversa mais técnica e acelerar o Processo de Compra do cliente. 


Consultoria de Marketing
4) UTILIZE VÍDEOS ANIMADOS

Está espantado? Não esteja!

Normalmente pensa-se que o Marketing B2B, e nomeadamente o Marketing Industrial como algo enfadonho e muito técnico! Não tem de ser assim! 

Se bem que a área Industrial é, seguramente mais técnica e mais pragmática que a área de consumo a comunicação pode ser mais humana, ao mesmo tempo que é possível passar a nossa mensagem, mesmo que seja uma mensagem técnica. Não se esqueça que toda a venda é de pessoas para pessoas (P2P).

A animação proporciona isso mesmo. Chama melhor a atenção e elimina essa ideia demasiado pragmática, dedutiva, racional que se poderá ter da área Industrial.

Um exemplo disso mesmo é este vídeo da Manutenção da Tap dirigido ao mercado internacional que ganhou um prémio de criatividade utilizando técnicas de animação. Chama a atenção, e cumpre o seu objectivo que é comunicar VALOR dos serviços de manutenção dessa Transportadora aérea. 

Ver vídeo

5) MOSTRE AS ESTRELAS DA SUA EMPRESA: OS SEUS COLABORADORES


Consultoria de Marketing
Uma empresa não é nada sem os seus colaboradores. Mostre os seus colaboradores num vídeo. 
Entreviste-os, pergunte o que fazem, cuidados a ter na sua função, qual a sua formação, experiência, há quanto tempo estão na empresa.

Tanto pode ser um simples operador de máquinas, um colaborador da expedição como um engenheiro ou outro qualquer colaborador.

Poderá fazer o mesmo com o Serviço ao Cliente ou a área de Vendas que também são muito importantes para um potencial cliente.

Um vídeo com estas características mostrará ao mercado-alvo a consistência, qualidade e confiabilidade da sua empresa. 

Por outro lado, acaba por ser um factor de motivação para a sua própria equipa pois sentirão a sua importância na criação de Valor para os seus clientes e para a sua própria empresa. 

6) QUESTÕES ECOLÓGICAS, SUSTENTABILIDADE DO PLANETA E ENVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE


Consultoria de Marketing Industrial
Não se trata apenas de estar na moda! O nosso planeta está mesmo em perigo e, em caso de igualdade, um cliente ir decidir pela empresa que demonstre, com factos, respeito pelo meio ambiente e pela sustentabilidade do planeta. 

Um vídeo que mostre claramente como a empresa respeita o meio ambiente, se envolve activamente com a sua comunidade e mostre também os seus projectos futuros nesta área, certamente ganhará o respeito dos potenciais compradores e isso traduzir-se-á com Vendas!





EM RESUMO:

  • Considere efectuar e publicar Vídeos online no seu Website;
  • Não se foque apenas nos produtos/serviços, mas em outras questões colaterais como a que apresentámos;  
  • Também nas Vendas de produtos industriais estão pessoas a falar com outras pessoas: humanize a sua comunicação; 
  • Não se esqueça dos seus colaboradores; apresente-os ao mercado pois são eles que farão a diferença para os seus clientes...e para a sua empresa;
  • Mostre e prove que respeita o meio ambiente e que actua em prole da sustentabilidade do planeta. 

Claro que é fundamental abrir uma conta nas plataformas YouTube ou Vimeo para alojar esses vídeos. Consegue assim mais visualizações e ajuda no ranking do site. 

O Youtube é mais popular e o Vimeo tem sido preferido por profissionais da imagem. É uma questão de opção. 

Se fizer e publicar Videos online no seu website com estas características, certamente que o ranking vai subir e a taxa de conversão, isto é, as VENDAS irão subir também.

Desejo-lhe…

Bons negócios

Cumprimentos,

Jorge Miguel Conceição

Bibliografia: 
The Industrial (Marketing) Revolution, de Jared R. Fabac; 
Business to Business Marketing Management, de Alan Zimmerman e Jim Blythe

Sem comentários:

Enviar um comentário