Ferramentas de Vendas e Marketing |
São tantas que é impossível falar de muitas delas em apenas num artigo.
Por isso, neste texto vou falar de apenas 3 ferramentas que, pessoalmente considero serem aquelas que um departamento de Vendas deve ter:
1) LinkedIn
Não basta ter um perfil nesta Rede Social. O LinkedIn é como que um jogo! Tem que entrar no jogo todos os dias e fazer a sua jogada: participar nas discussões de grupos, fazer “likes” do que achar interessante, partilhar artigos com a sua rede, seguir empresas e pessoas do seu interesse, publicar posts e artigos, aumentar a sua rede de contactos, etc.
Tem que trabalhar a sua visibilidade e credibilidade. Esta é a sua base de dados de excelência.
E se quer entrar na "Liga Profissional das Vendas" tem que ter o Sales Navigator do Linkedin. O investimento compensa! Entramos numa outra dimensão!
2) Marketing Automation (MA)
Sim, já sei que vai dizer que “isto é com o Marketing”! De facto, é o departamento de Marketing que se deve ocupar, primordialmente desta ferramenta, mas as Vendas, nos dias de hoje são o principal cliente do departamento de Marketing. Ambos têm que trabalhar em conjunto!
Marketing Automation |
Para angariar mais “leads” para a equipa de Vendas; para criar e publicar conteúdos de acordo com a estratégia de Vendas, etc.
Não vou sugerir nenhuma marca em especial! Existem tantas!
As mais conhecidas (por mim) são: Marketo, Pardot, Hubspot. Não são exactamente as mais baratas pois destinam-se a um segmento superior de mercado. Mas existem outras mais acessíveis como Get Response, RD Station, E-Goi, Mail Chimp , etc. Tem tudo a ver com os seus objectivos, orçamento disponível e o estado de maturidade da sua empresa nesta área.
Se só vai agora começar não vale apenas comprar um Mercedes se o que quer apenas é dar umas voltas ao fim de semana até ao Shopping. Percebeu a ideia?
Duas dicas importantes:
1) veja se tem ou podem fazer integrações com ferramentas de CRM (que é a ferramenta que vou sugerir a seguir!)! Vai dar jeito pois, ao angariar uma Lead (de acordo com os seus critérios) ela poderá seguir directamente para a equipa de Vendas via CRM (entre outras vantagens!);
2) Veja se tem aplicação mobile. Algumas não têm e pode ser que para si, isto seja uma desvantagem! Para mim, é!
3) CRM
É fundamental que as Vendas tenham uma ferramenta de CRM. As vantagens são imensas: acompanhar os negócios, acompanhar a performance (sua ou da equipa de vendas em geral), rastrear os seus e-mails (muitas das ferramentas já fazem isto. Confira se o seu CRM também faz), simplificar processos, visão de pipeline de negócios em tempo real, entre muitas outras vantagens!
Qual a ferramenta? Vou responder de uma maneira irritante: “depende”!
Aqui aplica-se o mesmo em relação ao MA! Há soluções para todos os gostos, feitios… e budget!
As mais conhecidas? Sales Force e Microsoft Dynamics!
Outras também conhecidas que têm dado boa conta do recado nos mercados (nacionais e internacionais) em que actuam: Pipe Drive, Zoho CRM, Hubspot CRM, Nimble CRM, e muitas mais!
CRM |
A maioria permite uma avaliação gratis temporária!
As duas primeiras mais conhecidas são as mais completas mas, provavelmente não precisa de todas as especificações que apresentam.
As vantagens destas duas é que têm ligações ao Sales Navigator do LinkedIn, o que dá muito jeito para quem está na tal "Liga Profissional de Vendas"!
As duas mesmas dicas:
1) Analise o tipo de integrações que poderão ter com as ferramentas de MA;
2) Veja se tem aplicação mobile! Para mim é fundamental!
Mais uma vez veja quais os seus objectivos, estado de maturidade nesta área e, muito importante avaliar se a sua actual equipa de vendas estará apta a utilizar uma ferramenta deste tipo. Não é necessário ser licenciado ou ter um MBA para usar um CRM mas sim algum tipo de “skill” para começar a utilizar correntemente estas aplicações.
E são estas as ferramentas “fundamentais” que um departamento de vendas deve utilizar primordialmente!
Se as utilizarem convenientemente aumentarão consideravelmente a productividade dos seus negócios! Em caso de dúvida podemos ajudá-lo!
Desejo-lhes,
Boas Vendas!
Cumprimentos,
Jorge Miguel Conceição
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