Marketing Industrial |
Fundamentalmente existem 3 tipos de clientes Industriais:
1) Fabricantes de Equipamentos:
São também conhecidos pela sigla inglesa OEM (Original Equipment Manufacturer).
Este tipo de empresas compra equipamentos, matérias primas e outros componentes. O único propósito é incorporar estes produtos nos produtos finais que serão colocados no mercado para venda.
Exemplo destas empresas são os fabricantes de automóveis ou os fabricantes de bens de consumo duráveis (como os electrodomésticos)
2) Utilizadores Finais:
Ao contrário do exemplo anterior, estes produtos não serão incorporados no produto final fabricado pela empresa.
Os produtos destinam-se aos colaboradores (os utilizadores finais) ou outros, no âmbito do trabalho que têm que desenvolver nas empresas.
Como exemplos poderemos ter equipamentos de limpeza, materiais de escritório, mobiliário, etc.
3) Mercado de Reposição (Aftermarket):
Marketing Industrial |
Também conhecidos pelas siglas MRO (Manutenção, Reparações e Operações) estas empresas proporcionam serviços às empresas e consumidores finais. Como exemplo temos as oficinas de automóveis que usam peças novas para substituir as antigas ou defeituosas, ferramentas que usam no âmbito de seu serviço, transportes para se deslocarem, etc.
Uma vez conhecido estes tipos de clientes podemos adequar melhor a nossa Estratégia de actuação para cada um deles, os tipos de produtos para cada marcado bem como o respectivo
tipo de comunicação mais adequado em função das suas características.
Desejo-lhe,
Bons Negócios!
Cpts,
Jorge Miguel Conceição
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