terça-feira, 10 de março de 2020
A.I.D.A. e E-Mails
Ainda se lembram da A.I.D.A.? É um processo desenvolvido em 1898 pelo advogado/publicitário americano Elias St. Elmo Lewis para o mercado segurador norte americano em que se explicava os mecanismos da venda pessoal.
Para quem (ainda) não sabe, as iniciais significam: Atenção, Interesse, Desejo, Acção.
É um modelo não apenas útil na publicidade mas nas Vendas em geral e, neste caso para se elaborar um e-mail a solicitar uma reunião.
A – ATENÇÃO
Trata-se do Título. A 1.ª coisa que se lê, especialmente nos smartphones.
Convém ser simples e estar alinhado com os objectivos da empresa e do interlocutor.
Uma só palavra? "No problem", desde que chame a atenção do seu interlocutor.
I – INTERESSE
É a proposta de Valor da sua empresa.
NÃO diga o que pode fazer pela empresa (soa a linguagem de vendedor "à antiga") mas o que tem feito por empresas similares. Assim desperta o interesse e poderá passar à fase seguinte que é:
D - DESEJO
Aqui propõe um encontro pessoal para detalhar o que escreveu anteriormente.
A - ACÇÃO
É a chamada CTA (Call To Action). Nesta fase estamos perante duas situações:
1) Vendas de caráter Transacional (o contrário das Vendas Complexas)
É o caso das chamadas “New Sales”, tais como as operadoras de Comunicações, seguros, entre outros, em que tem de escrever muitos e-mails e marcar muitas reuniões.
Não espere que lhe respondam ao e-mail. Proponha uma data ou, melhor, diga que vai ligar a determinado dia (regra dos compromissos) para saber do interesse que este assunto lhes suscitou. O e-mail deve ser curto.
2) Vendas Complexas
Caso das TI, Indústria e grandes Consultoras.
O Email pode ser mais longo, e, nesta fase da "Acção" peça apenas uma resposta, independentemente de qual seja! Resulta parcialmente (cerca de 10% de respostas estimadas)!
Se não responderem, espere cerca de 10/15 dias e reencaminhe esse mesmo e-mail perguntando apenas se teve oportunidade de ler o e-mail e peça, de novo uma resposta, seja ela qual for (poderá conseguir taxas de resposta de 20%).
Se continuarem a não responder espere mais cerca de 20 dias e escreva novamente, reportando-se aos vários e-mails anteriores que não teve resposta.
Caso sinta que não há interesse por parte do interlocutor peça-lhe apenas que o confirme pelo que, após esse e-mail não o incomodará mais sobre esse assunto. Taxas estimadas de resposta...cerca de 50% (ou mais).
Poderá achar este e-mail demasiado arriscado mas tudo depende da maneira como escreve.
Os tempos mudaram nas Vendas! Há que falar do coração para o coração e ser genuíno. Mas a fórmula da A.I.D.A., essa, continua a ser útil em vários domínios nomeadamente nas Vendas.
Poderia colocar uns "Scrips" para ajudar a uma melhor compreensão sobre a matéria mas nas Vendas B2B cada caso é um caso, razão porque o não faço.
Apenas coloco-me à disposição para o ajudar no que for necessário nesta matéria!
Desejo-lhe...
Excelentes Negócios!
Cumprimentos,
Jorge Conceição
PS: caso nos deseje contactar poderá fazê-lo através do telefone: +351214094009 ou info@behavemarketing.com
Para agendamento de uma reunião na Grande Lisboa poderá escolher uma data e horário da sua preferência utilizando o seguinte link:
Agendamento de reunião
quinta-feira, 5 de março de 2020
Marcar Reuniões regulares com clientes atuais nas Vendas Complexas
Cross Selling |
🔼Como fazer para comunicar regularmente com o interlocutor do nosso cliente actual?
🔼Qual o melhor método?
🔼Qual o melhor método?
🔼Estes tipos de questões têm sido muitas vezes colocadas pelos comerciais que atuam nas Vendas Complexas B2B.
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Vendas complexas
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Qual a questão raramente colocada nas Vendas Complexas B2B?
Um estudo relativamente recente, efectuado pela CEB* (agora chama-se CEB-Gartner) reportou que, desde 2015 a 2017 o número médio de stakeholders diretamente envolvidos num processo de compra B2B aumentou de 5.4 para 6.8.
Um outro dado interessante é que, quanto maior o número de stakeholders envolvidos, menor a probabilidade de sucesso na Venda:
Fonte: NicholasToman, Brent Adamson e Gomez, Cristina, “The New Sales Imperative,” HarvardBusiness Review, Março-Abril 2017 |
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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
5 Formas de encontrar endereços de e-mail
Encontrar endereços de e-mail |
Devido à sua utilização massiva (muitas vezes bastante exagerada) muitos profissionais das empresas optam por não divulgar abertamente o respetivo endereço de e-mail para minimizar contactos indesejados o que complica bastante o trabalho dos profissionais de vendas.
Mas há formas de descobrir esses endereços de e-mail. Abaixo passo a enumerar, pelo menos 5 formas, umas melhores que outras, de se obter um endereço de e-mail empresarial. A saber:
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quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Importância do Pipeline e Gestão do Tempo nas Vendas B2B
Pipeline de Vendas |
De seguida passo a enumerar alguns aspectos que considero importantes para um bom desempenho comercial das equipas de venda B2B:
1) Má Organização/Gestão do Tempo
Um dos problemas que tenho verificado em muitas equipas comerciais é a sua deficiente organização e falta de planeamento comercial.
Sobre a "Gestão do Tempo" muito se tem falado e escrito. Todos nós dizemos (e com razão) que o tempo não se gere. Há que optimizá-lo e isso muitas vezes não acontece, conforme o estudo de 2016 da Topo Research:
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quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
5 Causas de Comoditização nas Vendas Complexas B2B
Preço vs Valor |
Vem da palavra “Commodity” que, em termos simplistas tem a ver com a falta de diferenciação de um determinado produto ou serviço.
Não é por acaso que assistimos, diariamente à fusão e concentração de grandes grupos económicos que juntam os seus esforços para obter economias na sua estrutura de custos para poderem fazer face ao que é a grande consequência da chamada comoditização: a pressão sobre o preço.
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quinta-feira, 4 de julho de 2019
Key Account Plan (KAP) para Vendas Complexas B2B
Key Account Plan |
É nestas empresas se deve dedicar maior atenção pois, não apenas garantem a maior parte da sua facturação (há que retê-los em primeiro lugar) como podem, quando devidamente trabalhadas, ajudar a crescer na facturação actual.
Esse retenção e crescimento no cliente já existente só funciona com Planeamento atempado e dedicado. Por isso existe o chamado “Account Plan” (AP).
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