Fonte: NicholasToman, Brent Adamson e Gomez, Cristina, “The New Sales Imperative,” HarvardBusiness Review, Março-Abril 2017 |
1) Assim e de acordo com os dados publicados no livro “The Challenger Customer”** (ver quadro abaixo), para apenas 1 interlocutor a probabilidade de sucesso é de 80%;
2) Quando temos 2 interlocutores envolvidos a probabilidade cai para 55%;
3) Para 6 interlocutores envolvidos (acontece bastante num cenário de Vendas Complexas) essa probabilidade desce para cerca de 30%.
Não é por isso de estranhar que, num cenário de Vendas Complexas B2B se demore mais que o habitual para a negociação e fecho pois não será fácil criar consensos entre todos. E essa é a grande missão do vendedor B2B: criar consensos entre os stakeholders.
Fonte: BrentAdamson, Matthew Dixon, Pat Spenner e Nick Toman em "The Challenger Customer". |
QUAL A QUESTÃO A COLOCAR?
Voltando ao tema este artigo, e de acordo com os dados anteriormente expostos chegamos facilmente à conclusão de que o que necessitamos de saber é: quem são os interlocutores envolvidos e por isso perguntamos apenas:
“Quem estará envolvido no Processo de Compra”, certo?
Está quase...mas não é bem isto!
Este é o chamado pensamento egoísta do vendedor, que está a pensar apenas sob o seu ponto de vista!
Nas vendas do século XXI, cada vez mais temos de pensar sob o ponto de vista do potencial cliente e por isso a questão a colocar (a tal que raramente se coloca) será algo parecido com o seguinte:
“A quem mais este assunto pode interessar na empresa”?
A IMPORTÂNCIA DE UM (OU MAIS) SPONSORS
É fundamental identificar este interlocutor imediatamente.
Normalmente é o nosso interlocutor habitual, mas pode não ser! Pode ser um Técnico que irá utilizar o equipamento, o Director da Fábrica, o Financeiro, etc.
Por esta razão torna-se fundamental identificar mais que um stakeholder. No fundo tentar torná-los em Sponsors, e criar os tais consensos para se efetivar o negócio.
O Sponsor inicial será, teoricamente o interlocutor privilegiado que nos ajudará a identificar e aproximar os restantes stakeholders.
Não podemos avançar no Processo de Venda sem saber QUEM, na empresa verá o seu dia-a-dia afectado por esta decisão. Isto é, a quem o assunto interessará mais!
Depois de sabermos, o vendedor terá como missão promordial ajudá-los, a todos, na decisão final.
CONCLUSÃO:
1) De 5.4 passou para 6.8 o número médio de pessoas envolvidas num processo de compra B2B (Vendas Complexas) *;
2) Quanto maior esse número menor a probabilidade de sucesso na Venda;
3) A questão a colocar deve incidir no interesse do cliente e não no do vendedor;
4) Um Sponsor apenas não é suficiente. Este servirá para os ajudar a identificar os restantes; poderá ser a ele a quem colocaremos a questão primordial;
5) A função do vendedor neste cenário e depois de identificados os stakeholders, será o de criar consensos entre todos, ajudando-os na decisão.
Desejamos-lhe,
Excelentes Negócios!
Cumprimentos,
Jorge Miguel Conceição
*Nicholas Toman, Brent Adamson, e Gomez, Cristina, “The New Sales Imperative,” Harvard Business Review, March-April 2017.
Bibliografia:
1) The Challenger Customer, de Brent Adamson, Matthew Dixon, Pat Spenner e Nick Toman;
2) The Sellers Challenge, de Thomas Willimas e Thomas Saines.
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