Fonte: NicholasToman, Brent Adamson e Gomez, Cristina, “The New Sales Imperative,” HarvardBusiness Review, Março-Abril 2017 |
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Qual a questão raramente colocada nas Vendas Complexas B2B?
Um estudo relativamente recente, efectuado pela CEB* (agora chama-se CEB-Gartner) reportou que, desde 2015 a 2017 o número médio de stakeholders diretamente envolvidos num processo de compra B2B aumentou de 5.4 para 6.8.
Um outro dado interessante é que, quanto maior o número de stakeholders envolvidos, menor a probabilidade de sucesso na Venda:
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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
5 Formas de encontrar endereços de e-mail
Encontrar endereços de e-mail |
Devido à sua utilização massiva (muitas vezes bastante exagerada) muitos profissionais das empresas optam por não divulgar abertamente o respetivo endereço de e-mail para minimizar contactos indesejados o que complica bastante o trabalho dos profissionais de vendas.
Mas há formas de descobrir esses endereços de e-mail. Abaixo passo a enumerar, pelo menos 5 formas, umas melhores que outras, de se obter um endereço de e-mail empresarial. A saber:
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quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Importância do Pipeline e Gestão do Tempo nas Vendas B2B
Pipeline de Vendas |
De seguida passo a enumerar alguns aspectos que considero importantes para um bom desempenho comercial das equipas de venda B2B:
1) Má Organização/Gestão do Tempo
Um dos problemas que tenho verificado em muitas equipas comerciais é a sua deficiente organização e falta de planeamento comercial.
Sobre a "Gestão do Tempo" muito se tem falado e escrito. Todos nós dizemos (e com razão) que o tempo não se gere. Há que optimizá-lo e isso muitas vezes não acontece, conforme o estudo de 2016 da Topo Research:
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quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
5 Causas de Comoditização nas Vendas Complexas B2B
Preço vs Valor |
Vem da palavra “Commodity” que, em termos simplistas tem a ver com a falta de diferenciação de um determinado produto ou serviço.
Não é por acaso que assistimos, diariamente à fusão e concentração de grandes grupos económicos que juntam os seus esforços para obter economias na sua estrutura de custos para poderem fazer face ao que é a grande consequência da chamada comoditização: a pressão sobre o preço.
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quinta-feira, 4 de julho de 2019
Key Account Plan (KAP) para Vendas Complexas B2B
Key Account Plan |
É nestas empresas se deve dedicar maior atenção pois, não apenas garantem a maior parte da sua facturação (há que retê-los em primeiro lugar) como podem, quando devidamente trabalhadas, ajudar a crescer na facturação actual.
Esse retenção e crescimento no cliente já existente só funciona com Planeamento atempado e dedicado. Por isso existe o chamado “Account Plan” (AP).
segunda-feira, 24 de junho de 2019
Quantas reuniões devo fazer para atingir objectivo de vendas novas
Cálculos nas Vendas |
Este tipo de venda B2B é mais transacional que a Venda Complexa devido ao seu ciclo comercial mais curto.
As equipas que trabalham nesta área têm um esforço de prospecção contínuo: assim que fecham um negócio (quer seja por telefone ou presencialmente) têm de partir de imediato para outro prospect e começar (quase) tudo de "novo".
Por isso se chamam de "vendas novas"!
terça-feira, 14 de maio de 2019
Account Based Sales - processo de prospecção para as Vendas Complexas B2B
Processo de Venda B2B |
O objectivo é não perder-se tempo com contas demasiado pequenas e pouco lucrativas e focar-se em contas maiores, com potencial de crescimento.
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