quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Envia propostas sem qualquer contacto prévio? Boa sorte!

Se o faz e tem sucesso...parabéns! É uma pessoa com sorte!
É que é mesmo preciso muita sorte para ser bem sucedido numa situação deste tipo!
 Empresa de Formação de Vendas
Propostas Comerciais

Regularmente vejo vendedores, atrapalhados, a ultimar propostas com a maior urgência possível devido à pressão dos prospects para receberem a proposta. 

E, em muitos casos tenho reparado que, a maioria dos vendedores nunca se relacionou (quer via telefone, quer pessoalmente) com o seu interlocutor, para saberem, minimamente o que devem propor!

 "Não querem nenhum contacto nem reunião! Apenas a proposta" - dizem-me os comerciais!



Esta é, seguramente, a causa da baixa taxa de conversão de muitas propostas comerciais!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Vendedor depois dos 40: Plano B, precisa-se!

Formação de Vendas
Vendedor depois dos 40
Ter sucesso na área de Vendas é algo que é fruto de muito trabalho, persistência e dedicação. É uma profissão exigente (tal como muitas outras) e que tem o seu grau de desgaste considerável! 

A sua remuneração (e muitas vezes as remunerações de restantes colegas da empresa) depende apenas do sucesso do seu trabalho. A acrescentar a isso está a volatilidade da sua segurança laboral (não vende tem o posto de trabalho em risco), as viagens constantes, ausências e afastamento familiar, fadiga física e mental. 


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Participação em Feiras e Exposições - o que deve saber!

Consultoria Comercial
Feiras e Exposições
As Feiras de Negócios e Exposições são ainda uma das tácticas mais utilizadas pelas Empresas B2B para divulgarem os seus negócios. Contudo a participação das empresas neste tipo de eventos têm vindo a baixar consideravelmente. Uma das razões tem a ver com o seu custo elevado. Por outro lado a importância crescente da Internet e das Redes Sociais levou a que muitas empresas preferissem este tipo de interacção com os potenciais clientes.

Em Portugal as Feiras de Negócios registaram neste últimos tempos um decréscimo acentuado de expositores devido à crise económica que o país atravessa. De qualquer maneira para o mercado B2B continuam a ser um meio excelente para a construção da marca e, acima de tudo para gerarem novas oportunidades de negócio não apenas em território Nacional mas essencialmente no Estrangeiro!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As empresas compram porque sou "Simpático"! Será que isto ainda funciona?

Formação de Vendas
Nas Vendas empresariais (B2B) continua a existir uma ideia de que a simpatia por parte de vendedor é suficiente para ter sucesso nas Vendas! Muitos acham mesmo que o factor crítico de sucesso das vendas assenta "apenas" na criação de relações "inter-pessoais" com o respectivo interlocutor! Isto é, eu sou simpático, eles gostam de mim e por isso irão escolher-me na hora da decisão!


Nada mais errado nos dias de hoje!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sabe o nome da pessoa a contactar nas Vendas?

Formação de Vendas
Vender ao Telefone
Esta é uma questão muito frequente em muitos comerciais B2B! 

De facto, mesmo quando se trabalha com uma boa Base de Dados (que é o que deve ser feito) é difícil que ela esteja sempre actualizada. 

Os interlocutores mudam de posto de trabalho, de empresa e isso obriga a uma actualização permanente e por vezes difícil de obter!

Como fazer então? Fácil:

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Basta de submissão nas Vendas B2B! O caminho agora é outro!



 Formação em Vendas
Os longos anos de práticas de Vendas intrusivas e o aparecimento da Internet e Redes Sociais aumentaram a dificuldade do relacionamento clássico dos vendedores com os seus interlocutores!


Ninguém hoje quer mais saber de vendedores a tocar-lhes à porta e a tentar marcar reuniões! Têm a informação (quase) toda na Net! Por isso chega a ser confrangedor a linguagem utilizada por muitos comerciais que ainda não se aperceberam que agora o caminho é outro: o de criar Valor para o mercado e comunicar esse valor de uma forma correcta!


Aqui estão algumas das frases normalmente utilizadas:

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Porquê implementar Promoções de Vendas?

Numa altura em que as empresas se debatem com as suas Vendas (ou a falta delas) é natural que se recorram a mecanismos que apelem ao consumidor para a compra!

Um destes mecanismos de Marketing são as Promoções de Vendas! Mas estas devem ser implementadas de uma forma estratégica e bem planificada sob pena de se danificar a imagem do produto/serviço! É o que acontece quando muitas marcas, de uma forma desesperada entram numa “espiral promocional” que, apesar de trazer resultados no curto prazo, danificam a marca no médio e longo prazo! Dito isto, e uma vez que estamos de acordo com a implementação de Promoções de uma forma estratégica e planificada fica a pergunta: