terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Vendedor depois dos 40: Plano B, precisa-se!

Formação de Vendas
Vendedor depois dos 40
Ter sucesso na área de Vendas é algo que é fruto de muito trabalho, persistência e dedicação. É uma profissão exigente (tal como muitas outras) e que tem o seu grau de desgaste considerável! 

A sua remuneração (e muitas vezes as remunerações de restantes colegas da empresa) depende apenas do sucesso do seu trabalho. A acrescentar a isso está a volatilidade da sua segurança laboral (não vende tem o posto de trabalho em risco), as viagens constantes, ausências e afastamento familiar, fadiga física e mental. 



A evolução dos profissionais desta área é muito selectiva. À medida que se vai subindo na hierarquia mais apertado fica o espaço na pirâmide. Consoante a área em que trabalham alguns poderão aspirar a evoluírem para Chefes de Vendas, Chefes de Venda Regionais, Key Accont Manager, Chefe Nacional de Vendas, Directores de Grandes Contas, Directores de Vendas, Directores Comerciais e, no final o topo da pirâmide que será a Direcção Geral/CEO de uma empresa.


Muitos CEO’s famosos de todo o mundo começaram a sua vida profissional como vendedores. Claro que nem todos conseguirão fazer este trajecto. 

Todos conhecemos o estigma dos 30 anos dos profissionais de Futebol. A partir desta idade começam a ser chamados de… Velhos! Começam a aparecer as lesões, as mazelas, o corpo a fraquejar! Começam a correr mais devagar que outros. Mais tarde ou mais cedo serão substituídos pelos mais novos que entretanto aparecem! Que tiveram já uma formação mais cuidada que os anteriores. E assim sucessivamente! Como se costuma dizer a idade não perdoa!  


Nas Vendas passa-se o mesmo a partir dos 40 anos (sensivelmente) salvaguardando as devidas proporções. Algumas funções mais técnicas exigem profissionais de Venda mais maduros e experientes que poderão prolongar a sua função mais algum tempo. Mas essas serão algumas excepções à regra!


As empresas sentem necessidade de injectar sangue novo. Por outro lado há que reconhecer que os jovens têm outra garra (típica da sua Juventude). A maior parte já tem uma melhor formação que a geração anterior! Lidam melhor com meios electrónicos, pensam de uma maneira mais aberta e…acabam por ser mais baratos que alguns “mais velhos” lá da empresa. Claro que lhes falta a experiência  e a maturidade mas esse é o risco que as empresas preferem assumir pois o saldo acaba por compensar. Isto sente-se ainda mais nas Multinacionais e Grandes Grupos, devido à sua cultura e à pressão de Resultados para os acionistas!


É correcto este comportamento? Isso nem interessa agora: é a constatação de um facto!
Estes profissionais têm que pensar que não vão ser vendedores eternamente. Mesmo os seus interlocutores começarão a ser, eles próprios bastante mais novos que eles! O conhecido “conflito de gerações” começar-se-á a notar mais acentuadamente!


O mesmo irá acontecer também a quem conseguiu evoluir na profissão.
Não se iludam aqueles que chegarão a um cargo de Director na empresa; que irão conduzir uma viatura topo de gama com todas as despesas pagas; que viajarão pela Europa e pelo Mundo através da companhia; que ficarão em bons hotéis nos Congressos da empresa e respectivos Meetings. Haverá um dia em que tudo isso acaba. Estarão preparados para esse dia


Quanto aos outros, os que não tiveram evolução a situação não se afigura melhor! O status quo apoderou-se deles! Não se atualizaram! Não estudaram línguas, informática! Não prosseguiram os seus estudos! Deixaram que outros os ultrapassassem e subissem nessa pirâmide apertada que é a carreira de Vendas! Muitos destes vendedores são excelentes profissionais com excelente potencial de evolução mas que se irão perder numa outra qualquer função apenas porque se desleixaram! E depois dos 40 o que irão fazer? Também eles necessitam de preparar um Plano alternativo ainda no auge da sua função! 


Plano B, precisa-se!

 Formação de Vendas
Tempo de Planear

É quando sentir que a sua carreira está estabilizada que os vendedores devem ter uma visão bem clara do que vai ser o seu futuro.Como se verão, eles próprios dali a uns anos? O que quererão fazer mais tarde? O seu futuro prepara-se agora! Com o avançar do tempo será mais difícil.

Para si que ainda está na casa dos 30 anos (ou menos) digo-lhe já que, a partir dos 40 anos as suas ambições provavelmente serão outras. Pensará menos na sua carreira e mais em ser…Feliz! Concluirá que, de todas as viagens que entretanto efectuou apenas conheceu aeroportos e hotéis e que já será altura de fazer algo realmente para si em vez de pensar apenas em aumentar os lucros dos accionistas da empresa para a qual trabalha! 


O que tem que fazer entretanto para preparar esse Plano B da sua carreira? Provavelmente ainda não sabe! Mas aqui vão umas dicas que lhe ajudarão mais tarde a escolher o seu próprio caminho:



  • Aposta na sua Formação Contínua! O que aprendeu no passado rapidamente se desactualiza e também você precisa de estar actualizado na sua área! Frequente cursos de reciclagem sempre que possa! Assista a Workshops temáticos para saber a evolução dos processos e de novas tecnologias; esteja a par do que se passa de inovação na sua área ou no seu hobby de eleição;
  • Aprenda línguas! O Inglês é obrigatório mas se falar mais uma ou outra só o irá beneficiar. Escolha uma língua de nicho, isto é: imagine, por exemplo, que é um especialista em Marketing Internacional e que, entretanto aprendeu e já fala fluentemente…Russo! Imagine a vantagem competitiva que isso constituirá, mais tarde para a sua carreira! Que grande oportunidade terá junto deste mercado!
  • Complete os seus estudos! Hoje em dia qualquer estudante regular tem uma Licenciatura! Se você não tiver uma ficará logo em desvantagem com alguém que a tenha! Mesmo que não tenha uma Licenciatura (que em muitos dos casos não serve para nada) preocupe-se em completar uma qualquer formação técnica/profissional. Seja um profissional qualificado numa qualquer área seja ela de Estudos Sociais ou Técnicos. Estudos pós graduados serão uma mais-valia para a sua evolução na carreira mas, a não ser que pretenda seguir uma carreira de Docente não se meta em coleccionar títulos e graus académicos. Não lhes servirão para nada! Servirão apenas para lhe dizerem que tem qualificações a mais!

  • Adquire hábitos de leitura: não se fique pelos livros Técnicos da sua área (importantes) mas leia também Ficção, Romances, Biografias, etc. Leia também sobre assuntos de que goste particularmente e esteja, assim uns passos largos à frente dos outros em termos de informação actualizada nessa área específica! Quando lemos viajamos pelo Mundo, aumentamos a nossa Cultura geral e exercitamos o nosso cérebro! Ao fazê-lo temos novas ideias que as podemos implementar no nosso trabalho e no nosso dia-a-dia;
  • O que gosta mais de fazer? Qual o seu hobby? A sua paixão? Se gosta verdadeiramente de fazer algo específico tente saber tudo sobre isso! Seja um perito nessa área! Actualmente a Internet permite transformar quase tudo em negócio. Quem sabe se essa sua paixão não será o seu rendimento no futuro e o caminho para a sua Felicidade? Haverá algo melhor do que trabalhar no que se gosta verdadeiramente?
  • Ligue-se na NET. Se você não domina ainda as potencialidades da Internet é bom que se actualize rapidamente neste domínio! Quem não dominar a Internet será considerado analfabeto muito rapidamente! Isto porque TUDO ESTÁ NA NET! O que quer que esteja à procura, a resposta aos seus anseios, a fonte de informação essencial e muito mais encontra-se on-line!
  • Novas Tecnologias. Uma das vantagens da juventude é que se adapta muito mais facilmente às novas tecnologias! Não se limitam a utilizar a Internet mas dominam o uso das potencialidades dos Smart Phones, dos Tablets e das diferentes aplicações que diariamente são postas à disposição dos utilizadores particulares…e das empresas. Se dominar minimamente esta área poderá competir com outros e não se deixar ficar ultrapassado no uso testas tecnologias;
Formação de Vendas
Networking
  • Pratique Networking (físico e digital)! Sim, promover o contacto com outras pessoas é algo que tem que ser visto quase como um Desporto! Não descure os seus contactos pessoais. Tente saber dos seus amigos. Mantenha o contacto regular com eles! Almoce semanalmente com eles! Visite exposições e feiras sempre que possa. São locais em que pode reencontrar velhos conhecidos e conhecer novas pessoas. Também as Redes Sociais vieram dar uma ajuda preciosa ao Networking. Seja qual for a Rede Social do seu agrado poderá encontrar pessoas de quem não sabia há bastante tempo e interagir com elas: amigos, colegas da Faculdade ou de trabalho! Não descure essa oportunidade.
  • Pratique Desporto! Mens sana in corpo sano. Todos conhecemos esta famosa citação Latina. Significa bem-estar físico e mental. Esta é uma condição necessária para implementar esta estratégia de médio e longo prazo! Quando o corpo nos obedece a nossa disposição transfigura-se bem como o nosso estado de espírito! Tente sempre praticar uma actividade física! Nem que seja uma caminhada diária! Este conselho é transversal a qualquer actividade e idade mas a partir dos 40/50 anos é condição essencial para acompanharmos os mais novos e, acima de tudo acompanharmo-nos a nós próprios!
Caro leitor: todos temos um Talento. Identifique-o e desenvolva-o já a partir de hoje enquanto prossegue a sua carreira de Vendas!

Mesmo que já esteja na casa dos 40/50 anos ainda vai a tempo de se preparar para implementar o seu Plano B. É nesta fase que a experiencia e maturidade terão muito mais valor! Poderá eventualmente partilhá-las com os mais novos. Para que não cometam os erros que você cometeu e ajudá-los a ser mais produtivos! 

Formação de Vendas
Todos temos um Talento

Quanto aos mais novos a mensagem é a mesma! Têm mais tempo pela frente mas há que estar preparado. E isso acontece a partir de agora!

Como sempre desejo a todos,


BONS NEGÓCIOS!

Cumprimentos,


Jorge Miguel Conceição


Sem comentários:

Enviar um comentário