No meu último artigo abordei o tema sobre A Tomada de Decisão das Empresas B2B e as características dos elementos que compõe a Unidade de Tomada de Decisão (UTD).
Mas qual o poder de cada membro que compõe esta unidade sempre que é necessário efectuar uma decisão de compra? O que torna uns mais influentes que outros?
É uma tarefa complicada esta avaliação!
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
A Tomada de Decisão nas Empresas (Industriais e B2B em geral)
Marketing Industrial |
O processo de Tomada de Decisão na aquisição de um Produto ou Serviço por parte de uma empresa nos negócios B2B (e, especialmente nas empresas Industriais) raramente é tomada apenas por uma pessoa!
Mesmo no caso das PME’s, várias pessoas participam no processo de tomada de decisão quer seja apenas por uma pequena influência, quer seja por uma opinião técnica ou outra!
É por isso importante para os responsáveis das Vendas conhecer quem são e quais as respectivas atribuições dos membros desta Unidade de Tomada de Decisão - UTD (chamada na língua Inglesa de DMU – Decision Making Unit).
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
COLD CALLS - Desfazendo o mito da prospecção Telefónica nas Vendas B2B
Prospecção Telefónica |
Com o aparecimento das técnicas de Inbound Marketing (marketing de atracção) muito se tem falado e escrito sobre aquilo que vulgarmente se começou a apelidar de "Cold Calls" numa clara alusão à prospecção telefónica pura nas Vendas!
A tal ponto que tenho notado, em muitas empresas, a um comportamento por parte das equipas de venda em que a tendência é eliminar a prospecção telefónica e arranjar "leads" apenas através das técnicas do Marketing de Atracção. Ainda recentemente me referi a este assunto num artigo com o título:
Labels:
coaching de vendedores,
Consultoria comercial,
formação comercial,
formação de vendas,
marcação de reuniões,
prospecção telefónica,
treino de vendedores
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Prospecção INBOUND vs OUTBOUND: qual o melhor para as Vendas B2B?
Inbound vs Outbound |
Como chegar até ao mercado-alvo?
Via Inbound ou Outbound?
Este é um agradável dilema para muitas equipas de venda! Agradável pois vivemos numa época em que há alternativas!
Há uns anos atrás nem se fazia ideia o que seriam as técnicas de Inbound Marketing. Era o tempo das Vendas Agressivas (o chamado “Hard Selling”) e que agora se chamam de Intrusivas!
Mas afinal o que são estas duas técnicas?
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Começar bem (e acabar melhor) uma Reunião de Vendas B2B
Vender é um processo de várias etapas!
Tudo começa antes mesmo da marcação do 1.º encontro! Mas é nessa 1.ª Reunião que se deve começar a marcar pontos obtendo os primeiros sim’s! É fundamental começar-se a reunião de uma forma relaxada e proactiva por parte de todos os intervenientes. E como se faz isso?
Tudo começa antes mesmo da marcação do 1.º encontro! Mas é nessa 1.ª Reunião que se deve começar a marcar pontos obtendo os primeiros sim’s! É fundamental começar-se a reunião de uma forma relaxada e proactiva por parte de todos os intervenientes. E como se faz isso?
sábado, 3 de maio de 2014
Conhece (bem) a sua Concorrência?
Análise da Concorrência |
Normalmente as empresas bem organizadas têm preparadas um “Wellcome Kit” para os colaboradores se adaptarem o mais depressa possível!
Nesse Welcome Kit os recém-chegados poderão saber mais sobre a Visão, Missão e Objectivos da Empresa bem como do seu Historial.
Também é normal terem uma formação sobre os produtos e serviços da empresa para quem vão passar a trabalhar!
Mas…e sobre os Concorrentes?
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Quais os 4 Tipos de Decisores Finais nas Empresas?
Decisor Final |
- Introvertidos ou extrovertidos;
- Sensíveis ou intuitivos;
- Pensadores ou sentimentais;
- Julgadores ou compreensivos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)