Decisor Final |
- Introvertidos ou extrovertidos;
- Sensíveis ou intuitivos;
- Pensadores ou sentimentais;
- Julgadores ou compreensivos.
Se estivermos atentos a alguns sinais de senso comum podemos tirar algumas conclusões sobre alguns traços da personalidade do nosso interlocutor:
Como é o seu modo de falar? Curto? Detalhado? Informal? E o seu escritório, como está decorado? Encontra algumas fotos dos filhos ou quadros mais técnicos nas paredes? Troféus de Golf ou de Torneios de Futsal? O que realmente interessa a esta pessoa? Consegue tirar uma ilação numa conversa?
É fundamental compreendermos o Decisor Final como pessoa, para melhor comunicarmos com ele, quer pessoalmente quer através de cartas, e-mails ou mesmo nas nossas Propostas de Venda.
As características de personalidade que se deve ter mais em conta quando analisamos o nosso interlocutor são:
- Como será que eles preferem recolher os dados?
- Como preferem tomar decisões?
1) Analíticos ou Orientados para o Detalhe; 2) Pragmáticos; 3) Consensuais; 4) Visionários
Na apresentação abaixo poderá ver, em resumo as principais características de cada personalidade e como actuar em relação a cada uma delas:
O desafio agora é adaptar as características do Vendedor às do Decisor com quem se irá confrontar.
E se ambas as características estiverem em lados opostos aos do quadro esse desafio será ainda maior.
E o que fazer quando comunicamos, não apenas com um mas com vários interlocutores (por exemplo uma apresentação a um grupo de pessoas da empresa)?
Na impossibilidade de satisfazer os 4 tipos de personalidades apresentadas o ideal será dividir a comunicação em duas partes:
1) Uma 1.a parte mais Pragmática (a parte mais resumida da comunicação)
2) Uma 2.a parte mais Analítica, com detalhes técnicos, referências, Case Studies, Testemunhos, etc.
Esqueça agora os Consensuais e os Visionários. Os primeiros são influenciados pelos Pragmáticos e os Visionários não gostam nada de jogar em equipa.
Espero que este artigo lhe tenha sido útil!
Desejo-lhe,
BONS NEGÓCIOS!
Cumprimentos,
Jorge Miguel Conceição
BeHave Marketing
Bibliografia: MBTI - Myers-Brigs Type Indicator Test; Persuasive Business Proposals, de Tom Sant.
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