Grande parte das PME,s Portuguesas debatem-se com problemas de expansão dos seus negócios! Por outro lado o Comércio Electrónico tem aumentado exponencialmente nos últimos anos em Portugal e no Mundo.
Nas Vendas empresariais (e não só!) existe a tendência dos vendedores se importarem quase exclusivamente com o Decisor! Aquele que dirá se fará negócio ou não.
O Mundo dos negócios está em constante mudança. Já não basta ter um bom produto e vendê-lo bem. É preciso ter grandes ideias, ser Notável e espantar o consumidor.
Vivemos num período de dificuldades económicas! As famílias retraem-se e seleccionam cuidadosamente os produtos a comprar em função das vantagens que estes lhes proporcionam, sejam elas quais forem.
O Marketing de Causas (ou Cause-Related Marketing como é mais conhecido nos países Anglo-Saxónicos) é uma das actividades de Marketing, na qual as empresas comprometem-se a fazer uma contribuição ou doar uma percentagem das suas vendas (ou receitas) a uma determinada Instituição, ajudando assim a promover uma Causa Social.
Recentemente, ao analisar umas peças de comunicação para um cliente, dei por mim a avaliar se as mesmas seguiam a famosa fórmula da AIDA, que se aprende logo no início dos cursos de Marketing e Publicidade. Isto é (e para quem, eventualmente ainda não saiba), se as peças chamavam a Atenção do consumidor, criavam Interesse, suscitavam o Desejo e impeliam à Acção!