quinta-feira, 21 de abril de 2011

Livro Recomendado: o Grande Muu!

Consultoria de MktO Mundo dos negócios está em constante mudança. Já não basta ter um bom produto e vendê-lo bem. É preciso ter grandes ideias, ser Notável e espantar o consumidor. 

No início do Prefácio deste livro Seth Godin começa por escrever acerca de  “duas coisas que são verdadeiras:

       1. A única maneira de crescer é ser notável.
       2. Alcançar a notabilidade só depende da sua capacidade   de persuadir os seus colegas a conseguí-lo".

Escreve também que, no mundo de hoje só há duas opções: ser Notável ou Invisível! Mas como se atinge este nível? Como ser Notável? 

Responder a esta questão é o objectivo deste livro. Para isso Seth Godin reuniu um grupo de 33 escritores e pensadores de Gestão de prestígio que escreveram, para o efeito várias histórias que nos divertem e fazem pensar sobre o tema. Fizeram-no de uma forma gratuita e benemérita.

Aqui vamos encontrar nomes tão conhecidos como Malcom Gladwell, Tom Peters, Ami Gupta, Alan Webber, o próprio Seth Godin, entre muitos outros.

Das várias parábolas deste livro há algumas que nos agradam mais do que outras, dependendo do gosto de cada um. Eu gostei particularmente de uma, já mais para o final do livro intitulada:

Com o lado de dentro virado para fora/com o lado de fora virado para dentro.
 
Está escrito a dada altura:

neste momento, a função de um líder empresarial não é apenas olhar para fora, para o estonteante mundo repleto de dados que não param de fluir. É também olhar para dentro, para a paisagem interior há muito ignorada.
Viva! O que se passa aí dentro?
Onde estão os anseios criativos que se esconderam tão profundamente? O desejo de desenhar ou de pintar, de escrever o argumento de um filme ou de fotografar bem? O dia não tem horas que cheguem para aprender a tocar guitarra ou para estudar Japonês?...

Dá que pensar!

O livro não é exactamente recente. A edição em Inglês data de 2005 (The Big Moo) mas surge agora traduzida (e bem) para Português e está disponível nas nossas livrarias.

Trata-se de um livro despretensioso, ainda bastante actual, de leitura muito fácil e descontraída onde poderemos encontrar algumas pistas que nos ajudarão a vingar no Mundo nos Negócios. Por todas estas razões acho que será uma excelente leitura para as suas mini férias de Páscoa que estão à porta. É a nossa recomendação deste período festivo!

Boas leituras e…Boa Páscoa!

Cumprimentos,

Jorge Conceição
right behaviour-right result

O Grande Muu!
Coordenação de Seth Godin
Autor: vários
Editorial Presença

Sem comentários:

Enviar um comentário