Vivemos na era da Internet! Os tradicionais meios de comunicar directamente com os clientes mudaram radicalmente nos últimos anos! Agora existe o Inbound Marketing no qual se utilizam determinadas ferramentas, como as redes Sociais, os Blogues, a Internet em geral, para se publicarem conteúdos que interessem ao público-alvo e, assim, chamarmos a sua atenção para o nosso produto ou serviço.
Este é um método corrente, que pode propagar a sua mensagem de uma maneira viral e permite atingir o seu mercado de uma maneira muitíssimo mais rápida e com custos de contacto muito mais baratos. Mas, será que escrever uma carta a um cliente/prospect está fora de moda? Tem que ser tudo por e-mail?
A resposta é não! Não tem que ser tudo por e-mail! De acordo com a sua estratégia de comunicação e com os objectivos que definiu, o envio de uma carta, neste momento e face à maior predominância da comunicação electrónica será uma mais-valia. Se o seu negócio for Business to Business terá ainda mais sucesso (o que não invalida a que prossiga uma estratégia de Inbound Marketing)!
De todas as mensagens de Boas Festas que recebi no Natal passado (quase todas enviadas por e-mail e SMS’s) lembro-me essencialmente de um postal (o único que recebi) enviado pelo meu amigo Paulo e esposa para minha casa! Fez toda a diferença (na verdade é a única mensagem de que me lembro verdadeiramente!)!
Hoje em dia, a probabilidade de uma carta ir para o chamado “arquivo vertical” (também conhecido pelo cesto do lixo) é menor do que a sua comunicação electrónica ser considerada de Spam! Os gestores e os consumidores em geral recebem hoje muitíssimo menos cartas “físicas” do que anteriormente.
Uma das principais tarefas de um gestor, logo pela manhã é abrir a sua caixa de correio electrónico e separar o trigo do joio das imensas mensagens que recebem! Para chamar a sua atenção precisa de se esforçar imenso pois no meio de tanta mensagem importante, a sua terá que primar pela diferença, caso contrário o que acontecerá será o receptor carregar numa tecla que diz “delete”! Por isso, e ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, se quer chamar a atenção do seu interlocutor ou começar uma relação comercial, recomendo vivamente que lhe escreva uma carta.
Mas para que uma carta funcione é necessário um “copy” adequado e que siga os passos fundamentais para o sucesso. Na apresentação que anexo, passo a apresentar algumas sugestões básicas para escrever cartas eficazes aos seus clientes ou prospects. São sugestões que se podem facilmente adaptar a quaisquer outros tipos de comunicação como e-mail, anúncios, posters, etc.
Bom Marketing, Bons Negócios!
Cordialmente,
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