terça-feira, 2 de abril de 2013

Como gerir a Energia das Equipas de Venda!



Se as Vendas fossem um desporto qual seria a única táctica possível?

 O “ataque”!

 Não se pode jogar à defesa nas Vendas!


Formação Comercial
Isso faz com que trabalhar em Vendas seja uma actividade bastante desgastante! Não apenas do ponto de vista físico mas também anímico! Mas isso poder-se-ia dizer também de muitas outras profissões, não é verdade?

Estamos a falar de pessoas e não com máquinas e por isso a gestão da sua energia tem que ser bem cuidada! Não será possível trabalhar-se sempre no limite! Corre-se o risco da “corda” partir! 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Enviar Carta ou E-Mail para marcar uma reunião B2B?



Formação de Vendas Esta tem sido uma das perguntas mais frequentes que encontro sempre que dou formações a equipas de venda! Quanto à minha resposta vou tentá-la resumi-la aqui neste artigo.

1) Em 1.o lugar as equipas de venda têm que estar cientes de que praticamente “ninguém” quer receber vendedores hoje em dia! Já não são necessários para dar informação sobre produtos ou serviços! Toda a informação de que as empresas precisam está à distância de um click: na Internet! Por isso a prioridade da sua actuação terá que ser para onde os clientes estão: na Net!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Eventos de Networking: sim ou não?

Formação de Vendas
Com a dificuldade crescente de se conseguirem reuniões com potenciais clientes, os responsáveis pelas vendas e negócios em geral têm que encontrar outras formas de aproximar interlocutores com potencial para lhes vender os seus produtos ou serviços. O Networking é uma dessas formas e tem ganho cada vez mais adeptos no nosso mercado!

quinta-feira, 7 de março de 2013

1.º passo para marcar (muitas) reuniões de vendas B2B: personalizar a Comunicação!

Muitos vendedores do mercado Business-to-Business teimam em manter os velhos hábitos de venda do antigamente. Nesses tempos tratavam-se todos os clientes empresariais da mesma maneira, como se fossem todos iguais e tivessem todos os mesmos problemas nos seus negócios!
 Formação de Vendas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Prepare já a sua Campanha de Incentivos para alavancar as Vendas das suas Equipas e Rede de Distribuição!



Se as suas vendas estão abaixo do previsto não tome medidas radicais para o seu negócio tais como implementando determinadas promoções de vendas que afectarão a rentabilidade das suas vendas!   


Nas Empresas são as pessoas os verdadeiros motores que incutem maior ou menor velocidade ao seu negócio! Se quiser aumentar a velocidade das suas Vendas terá que aumentar a potência dos seus motores que são, neste caso…a sua Força de Vendas ou a sua Rede de Distribuição. Como?

Implementando uma Campanha de Motivação & Incentivo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

4 Etapas fundamentais do Marketing Interno - Ligar; Permitir; Autorizar; Assegurar.



LIGAR

O que é que faz uma pessoa, já reformada, percorrer quilómetros de distância só para se juntar aos ex-colegas da empresa para um almoço convívio ou uma outra qualquer comemoração? É a ligação que essa pessoa teve e ainda tem com a sua ex-empresa!


Este é o 1.o passo do Marketing Interno que é conseguir o envolvimento/ligação dos funcionários para a construção da marca da empresa, da implementação da Visão e Missão bem como dos objectivos a que a empresa se propõe.
A alta direcção das empresas tem uma grande responsabilidade ao construir e transmitir a “Cultura” de uma empresa. Uma empresa com Cultura forte não vê os seus funcionários abandoná-la! Pelo contrário! Eles sentem-se ligados a ela!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bom dia...e um Sorriso (o Atendimento a Clientes não tem que ser complicado!)!



Há uns dias atrás desloquei-me a uma pastelaria para tomar o meu pequeno almoço.


Ao chegar ao balcão cumprimentei o único funcionário que lá se encontrava a ultimar uma sanduíche para um cliente que se encontrava numa das mesas. A resposta ao meu cumprimento pura e simplesmente não existiu! O funcionário não só ignorou o meu cumprimento como nem se deu ao trabalho de, por iniciativa própria receber com simpatia um novo cliente no estabelecimento (eu próprio).