Chamar a Atenção é importante?
Há uns meses
atrás deparei com esta foto que circulava na Net, mais precisamente no FaceBook. Claro que, por todas as razões o
cartaz da foto chamava a atenção! Mas
será que gerou tráfego na loja? Aumentou as Vendas? Qual a sua opinião?
Esta questão
levou-me a pensar, mais em detalhe sobre a necessidade actual que existe na
área do Retalho (e no Mundo dos negócios em geral) de se chamar a atenção para
os negócios e, neste caso, para a área de Retalho em particular.
Vivemos tempos de
grande fragmentação dos Media. Cada pessoa tem acesso a centenas de canais
televisivos, uma imensidão de canais de rádio, acesso a blogues, Redes Sociais,
etc. Os Smart Phones, Ipad’s e afins, permitem o acesso à Internet, à leitura
de jornais on-line e a informação nunca antes alcançável. E estamos ainda no
início!
Constatamos,
portanto uma grande “democratização” no acesso à informação. Aquilo que era acessível só para alguns é agora acessível a praticamente
TODOS, o que aumenta ainda mais a dificuldade de se sobressair no meio da
floresta. Por isso chamar a ATENÇÂO é cada vez mais importante para
os negócios de Retalho!
Vendas nas Lojas? Só com consumidores lá dentro!
Um Restaurante meu conhecido coloca os
empregados a almoçar na esplanada até que os clientes comecem a chegar. Por
outro lado autoriza alguns vizinhos a colocar os seus carros no parque de
estacionamento.
Os clientes são atraídos pelos estabelecimentos que já tenham gente! A táctica não é nova mas dá sempre resultado!
Os clientes são atraídos pelos estabelecimentos que já tenham gente! A táctica não é nova mas dá sempre resultado!
Lojas vazias afastam o público. Lojas com gente “atraem”
mais consumidores e fazem aumentar as suas vendas. Como é que conseguirá vender
se não tem ninguém dentro da sua loja?
Tudo o que tem a fazer é arranjar maneira de encher o seu estabelecimento com potenciais
clientes. Isto é, aumentar o tráfego da sua loja!
O que fazer então para colocar potenciais clientes “dentro”
do seu estabelecimento em detrimento dos concorrentes?
Sobressaia! Utilize Eventos
e Promoções Temáticas “diferentes”!
Seja Diferente e Inovador! Quebre a rotina! Um pouco de
Ousadia também não fará mal a ninguém! É a única maneira de se destacar!
Imagino que já utiliza temas como o Natal, Páscoa, Dia da
Mãe, S. Valentim, entre outros mas… já
toda a gente faz isso! Você será apenas mais um!
Os clientes estão fartos do mesmo! Estão aborrecidos!
Precisam de algo que os excite, de entretenimento! Mesmo que o seu tipo de
cliente seja mais conservador pode criar uma “atmosfera” na sua loja que atraia
mais potenciais clientes. Por outro lado você tem que ter iniciativas para a
sua loja que sejam diferentes do habitual.
Além dos temas tradicionais, porque não utilizar outros
temas, como datas históricas, por
exemplo? Uma decoração da sua loja alusiva à chegada dos Portugueses ao Brasil,
à India, podem dar um excelente motivo para os clientes sentirem curiosidade em
entrar na sua loja! Os temas alusivos às Comunidades
Estrangeiras (comunidade Africana, Brasileira, Chinesa, etc.), efemérides, semana da Itália, França (ou outro país), Ano novo Chinês, temática Social
(ajudar uma Instituição de Caridade) etc., podem ser temas interessantes
para atrair gente à sua loja e alavancar as suas vendas! Além disso poderá conquistar
um novo mercado (de nicho, é certo!)
mas que não fazia parte da sua carteira de clientes!
Também a nível local
é possível gerar tráfego para a sua loja. Não precisa ser uma grande Cadeia
para implementar um Evento ou Promoção temática para o seu negócio. Decerto que
a nível da sua comunidade não faltarão motivos para atrair os seus clientes. É uma questão de Análise e Planeamento.
Sorteios/Concursos/Bases
de dados:
Já que atraiu possíveis consumidores para a sua loja
porque não aproveitar a sua presença e aumentar
a sua base de dados? Porque não convidar os clientes a aderir ao Cartão Cliente da sua empresa?
Através de um
simples Sorteio ou Concurso poderá também aumentar a sua
base de dados e comunicar directamente
com os clientes no futuro! Não necessita fazer um grande investimento. Actue em
função do seu orçamento! Poderá, inclusive operar em parceria com outras lojas
da sua zona cujos produtos não sejam concorrentes dos seus!
Aumente a sua
Comunidade:
Aproveite estes contactos com potenciais clientes para
aumentar a sua comunidade de clientes, fãs, admiradores, divulgando as Redes
Sociais em que está presente. Utilize-as para divulgar as suas actividades, os
seus eventos.
Prioridade aos
Clientes Habituais:
É dos seus clientes regulares que você vive por isso toda
e qualquer prioridade das suas acções deverá ser-lhes endereçada.
Comunique as suas actividades, em primeira mão a estes
clientes. Faça mesmo questão de explicar nas suas comunicações que aquele dia
ou manhã é apenas reservado a eles apenas porque já são clientes. Eles vão
sentir-se especiais!
Planeie as suas
actividades:
De acordo com o seu Plano de Marketing, deve planear
atempadamente todas as actividades de acordo com o seu Orçamento disponível. O
ideal será planificar por trimestre
e ter sempre uma promoção/evento temático por
mês (pelo menos), de forma a começar a criar nos consumidores uma expectativa face à próxima acção!
Staff:
Forme as suas equipes sobre o que têm a fazer. E a 1.ª
coisa a fazer é convidá-los a sorrir
para o cliente! Esqueça o procedimento inútil e habitual dos vendedores de
Retalho dirigirem-se agressivamente aos clientes com a pergunta sacramental “se precisar de alguma coisa é só dizer”! Esta aproximação é demasiado intrusiva e só afasta
os clientes! Um sorriso diz isso e muito mais! Coloca o cliente à vontade
dentro da sua loja.
Se o staff estiver equipado de acordo com o Evento tanto
melhor! Poderão também fazer trabalho de Relações Públicas! Conversar com os
clientes, relacionar-se com eles e…convidá-los
a aderir ao Cartão Cliente para que possa comunicar mais directamente no
futuro (via SMS, Newsletter, etc).
Faça com que agradeçam ao cliente caso ela faça uma
compra mas também…caso não faça! Um simples “obrigado pela sua visita” combinado com um sorriso vale ouro e uma possibilidade de uma nova visita no futuro! No fundo os clientes só comprarão repetidamente onde se sentirem bem
Conclusão:
- Nos tempos que correm qualidade é condição necessária para vingar nos negócios mas, infelizmente não é suficiente!
- É necessário arranjar formas de persuadir os potenciais clientes a entrar na sua loja. O resto será apenas consequência do seu trabalho “dentro” da loja!
- Uma vez dentro da loja os potenciais clientes poderão interagir com os funcionários e será uma boa oportunidade para aumentar a base de dados para melhor comunicação no futuro.
- No seu planeamento de Marketing, estude que tipo de acções deverá implementar durante o ano em função das características do seu negócio e clientes alvo para atrair potenciais consumidores à sua loja e aumentar as suas vendas!
- Não se esqueça de utilizar a Internet! É fundamental!
Faça-o de uma forma estratégica e bem planeada. É um
investimento que lhe trará retorno para o seu negócio!
Boas Vendas!
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