Há uns dias atrás desloquei-me a uma pastelaria para
tomar o meu pequeno almoço.
Ao chegar ao balcão cumprimentei o único funcionário que lá
se encontrava a ultimar uma sanduíche para um cliente que se encontrava numa
das mesas. A resposta ao meu cumprimento pura e simplesmente não existiu! O
funcionário não só ignorou o meu
cumprimento como nem se deu ao trabalho de, por iniciativa própria receber com
simpatia um novo cliente no estabelecimento (eu próprio).
Entretanto coloca o pratinho da sanduíche no balcão e
vira-se para tirar um café expresso para o mesmo cliente! Quanto a mim, que entrei
na loja disposto a consumir e contribuir para o seu salário no final do mês,
nem uma palavra: desprezo total!
Só depois do funcionário ter concluído a tarefa
relacionado com o primeiro cliente é que consegui ser agraciado com o seu olhar.
Ainda sem dizer qualquer palavra, nem de cumprimento nem de outra coisa
qualquer, “atirou” apenas o queixo para a minha direcção como que perguntando: o
que vai ser?
Infelizmente e apesar de começarem a haver honrosas excepções,
este tipo de comportamento tem-se repetido variadíssimas vezes no nosso país.
Numa altura de grandes dificuldades económicas que o país
atravessa, em que o sector da Restauração sofre com o aumento agressivo de IVA
(entre outras medidas), será assim tão difícil treinar os funcionários para,
pelo menos cumprimentarem os
clientes com um sorriso? É que não
custa muito dizer Bom dia e dar um Sorriso! É o mínimo que se deve fazer e
nem será necessário um grande treino para isto. Bastará que o próprio proprietário
do estabelecimento motive os seus
colaboradores para a necessidade desta medida!
Desprezar a presença de clientes é o caminho certo para a
morte de qualquer negócio! Qual o cliente que não gosta de ser agraciado com um
cumprimento e um sorriso?
Claro que o sucesso de um negócio não se resume a um
cumprimento e sorrir para os clientes mas o
resultado é a soma das partes!
Se, aos
funcionários não for explicado que o sucesso do negócio (e o seu salário)
depende da satisfação dos clientes
que entrarem na loja, por muitos bons produtos que a loja tenha ela estará rapidamente
condenada ao fracasso.
Em muitos dos
negócios actuais a componente “serviço”
começa a ter cada vez mais importância para o seu sucesso. E nela se inclui,
claro, o (bom) atendimento ao cliente!
No caso que relatei, a Pastelaria tinha, de facto bons produtos e com muito
bom aspecto mas a perspectiva de ter um atendimento/serviço similar deixa-me com
muito pouca vontade de lá voltar! Acho que acabaram de perder um futuro cliente!
Trata-se de facto de uma questão de bom senso apenas. Mas é nas pequenas coisas que se pode fazer toda a diferença nos negócios! Além disso o mercado não perdoa estes comportamentos!
Vivemos actualmente na Era da Transparência e da Partilha! Um outro qualquer consumidor
poderia ter tirado uma foto à Pastelaria com o seu Smartphone e denunciado imediatamente
esta sua experiência numa qualquer RedeSocial. Isto tudo em poucos minutos. O tempo suficiente para que, no outro
lado do mundo se ficasse a saber desta história. Imagina o leitor como ficaria
a reputação deste estabelecimento se
isto tivesse acontecido?
Mais do que passar a vida a reclamar por mais direitos, falar
mal das grandes Cadeias e outros quaisquer desabafos é altura de se reconhecer
que os tempos agora são outros! As regras de mercado estão a mudar e há que se
adaptar rapidamente aos novos consumidores. E tudo se resume a criar Valor para os clientes!
Não há mais tempo para amadorismos e improvisações nos negócios!
Um bom Serviço de Atendimento aos Clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Receber
os clientes com um bom dia e um sorriso
será, seguramente um bom começo!
Entretanto aproveito para lhe desejar... um Bom Dia de trabalho!
Cumprimentos,
Concordo completamente com o texto e com o facto de ser prática comum em Portugal. Infelizmente, enquanto não lhes "dói no bolso", o português não tem tendência a melhorar as suas atitudes perante as situações do dia a dia. É mais fácil lançar queixas.
ResponderEliminarNum mundo globalizado como o nosso e onde em tantos países já se vê investimento no conceito de serviço, é triste que por cá se mantenha o status quo.
Olá Ana Guterres e obrigado pelo seu comentário! Felizmente começa-se a ver algumas melhorias! Mas ainda poucas! Penso que as Associações dos respectivos sectores também terão uma palavra a dizer para a sensibilização sobre este assunto.
ResponderEliminarCpts,
Jorge Conceição
...Ola, Btarde.
ResponderEliminarA ocorrencia aqui descrita,é, infelizmente recorrente. Tenho imensos episodios dessa natureza e quando a atençao me é dirigida, costumo perguntar:
- Ja hoje alguem lhe DEU alguma coisa? E a resposta é uma expressao de surpresa e ... dar? Nao. Ninguem me deu nada. Com Sorriso Franco digo-lhe: pois cheguei eu para DAR-LHE "BOM DIA" ou "BOA TARDE"! E aí ve-se algum
constrangimento exteriorizado. NAO queria chamar-lhe atitude "Pedagogica", mas, por certo, NAO ira esquecer facilmente o episodio. De realçar que o cerne da questao desta natureza, é que Nao se "investiu" na Formaçao Profissional dos "Empresarios/Patroes", na espeficidade da actividade Empresarial e assim, ja sendo mais raro, a exigencia de Profissionalismo nao é tida em devida "conta" na hora da seleçao do Colaborador, esquecendo-se a evoluçao dos tempos e exigencia da qualidade do serviço. É assunto de profunda reflexao a Formaçao no Profissionalismo. Quantas sao as pequenas e medias Empresas que dispoem de Serviços de Recursos Humanos?
Cpts e SORRISOS.....
Olá Artur Mateus! Muito obrigado pela sua participação e comentário.
EliminarDisponha sempre!
Cpts,
Jorge C.
Olá Vanessa! Agradeço muito a sua participação e fico contente por ter gostado do conteúdo!
ResponderEliminarDisponha sempre!
Cpts, Jorge C.