Há, pelo menos 3 formas de Networking!
2) Uma outra forma tem a ver com o Networking virtual. É uma forma recente de se fazer Networking. Acontece na Internet, através das Redes Sociais, dos Blogs ou outras formas de contacto. O Linkedin é a melhor rede social para negócios. Permite o aumento de contactos e se a pessoa participar de uma forma activa e construtiva alarga a sua rede de contactos de uma forma quase exponencial. Muitos dos relacionamentos de negócios que já tenho começaram com pessoas que gostaram do que eu publiquei, quiseram aderir-me à sua rede de contactos e posteriormente chegámos ao contacto pessoal e...acabámos por fazer negócios!
Tive mesmo um caso em que o meu interlocutor, mal soube que o meu tipo de negócio não lhe interessaria como cliente virou as costas e deixou-me a falar sozinho com o seu cartão nas mãos! Não investiu na relação! Estava à espera do negócio rápido! E este é o grande problema dos eventos de Networking!
Um outro aspecto tem a ver com a forma como os intervenientes falam dos seus negócios! Em vez de falarem da forma como entregam valor aos clientes continuam a dizer que trabalham nos alumínios, nas artes gráficas, na recuperação de prédios antigos!!! E depois? Não digue que faz "Promoções de Vendas"! Diga antes que "ajuda os clientes a aumentarem as vendas em 10% de uma forma rentável", isto é, fale da proposta de valor da sua empresa!
Em vários artigos que publiquei insisto bastante na importância de uma correcta definição da Proposta de Valor da empresa! Não é o que a empresa faz mas como a empresa faz para ajudar a aumentar o negócio dos clientes! E isso fará com que o seu interlocutor fique mais interessado na sua oferta e passe para o conhecido estado de vendas "tell me more"! Só conseguirá passar para esta 2.ª fase se conseguir captar a atenção do seu interlocutor! E isso só acontecerá com uma correcta definição da sua Proposta de Valor!
Para finalizar recomendo que tenha sempre na sua carteira uma quantidade de cartões de visita da sua empresa. O Networking acontece sempre quando menos se espera! No Centro Comercial, na Viagem de comboio, na sessão de teatro ou em qualquer situação do dia-a-dia. A receita é a mesma: criar relações duradouras através do nosso interesse pelo nosso interlocutor e conseguir chamar-lhe a sua atenção com uma correcta exposição da proposta de valor da empresa. E quanto à pergunta do título,
Eventos de Networking: sim ou não?
Claro que sim!
Em resumo:
- Participe, sempre que possa em acções de Networking!
- Interesse-se pelo seu interlocutor! Faça-lhe perguntas! Ponha-o a falar e consiga a "ligação" com essa pessoa!
- Não espere resultados imediatos! Invista na relação de médio e longo prazo!
- Mesmo que o seu interlocutor não seja potencial cliente, se investir na relação poderá funcionar como facilitador para um futuro negócio.
- Implemente uma correcta Proposta de Valor.
- Combata o Comodismo: o principal inimigo do Networking (e não só!)!
Desejo-lhe excelentes reuniões de Networking e...
Boas Vendas!
Cumprimentos,
Jorge Miguel Conceição
BeHave Marketing
PS: para informações mais em detalhe sobre Networking recomendo os seguintes livros:
Networking - Guia de sobrevivência Profissional de Filipe Carrera (Edições Sílabo);
Business Networking de Heather Townsend (Prentice Hall-Financial Times)
O Networking não resulta apenas por presença, resulta pela nossa predisposição de partilhar de colocarmos o foco no outro e não em nós próprios. Este artigo alerta bem para isso.
ResponderEliminarCaro Filipe! Obrigado pelo comentário! Foi esse mesmo o objectivo deste artigo! Abraço, Jorge C.
ResponderEliminar