Vivemos num período de dificuldades económicas! As famílias retraem-se e seleccionam cuidadosamente os produtos a comprar em função das vantagens que estes lhes proporcionam, sejam elas quais forem.
O Marketing de Causas (ou Cause-Related Marketing como é mais conhecido nos países Anglo-Saxónicos) é uma das actividades de Marketing, na qual as empresas comprometem-se a fazer uma contribuição ou doar uma percentagem das suas vendas (ou receitas) a uma determinada Instituição, ajudando assim a promover uma Causa Social.
Recentemente, ao analisar umas peças de comunicação para um cliente, dei por mim a avaliar se as mesmas seguiam a famosa fórmula da AIDA, que se aprende logo no início dos cursos de Marketing e Publicidade. Isto é (e para quem, eventualmente ainda não saiba), se as peças chamavam a Atenção do consumidor, criavam Interesse, suscitavam o Desejo e impeliam à Acção!
No meu último artigo prometi que falaria do Marketing de Causas. É uma área que tem tido um crescimento e sucesso também em Portugal. Quem não se lembra das Campanhas “Causa Maior” e “Missão Sorriso”?
Bom, “mágicas” talvez seja uma palavra um bocado excessiva! A magia do Mkt. Promocional está no seu planeamento e na sua execução. Diria antes que se tratam de palavras-chave que normalmente são utilizadas para incitar o consumidor à acção, alterando assim o seu comportamento e trazendo bonsresultados para a sua empresa.
Existem várias definições de Marketing Promocional, muitas delas dizendo mais ou menos o mesmo mas por outras palavras. Pessoalmente, gosto muito desta: