“O problema de Portugal e das empresas Portuguesas é, acima de tudo um problema de Produtividade”!
Temos tudo para ser bem sucedidos: um país fantástico com as "suas" potencialidades e gente com imensa qualidade (comprovada)! Só nos falta a tal “produtividade”! E sem produtividade não somos competitivos!
A este propósito lembrei-me de uma história que já li por diversas vezes pois aparece em vários livros de Vendas, Marketing e de Negócios! Trata-se da História dos 2 Lenhadores!
De cada vez que me deparo com essa história aparecem sempre uns detalhes diferentes de versão para versão mas, no geral a mensagem é a mesma! Assim e caso ainda não a conheça passo a partilhá-la utilizando a minha própria versão, que é uma síntese de todas as que já li:
Os lenhadores tinham o mesmo aspecto físico. Os machados que iriam utilizar eram semelhantes e as árvores tinham sensivelmente o mesmo porte. A tarefa começava e acabava ao mesmo tempo para ambos.
O lenhador A efectuou o seu trabalho sem qualquer interrupção.
Ao contrário, o lenhador B efectuou algumas paragens, ausentando-se do seu local de trabalho. Regressava uns minutos depois retomando, então, a sua tarefa.
Pergunta:
Qual dos 2 lenhadores cortou o maior número de árvores? O Lenhador A, que trabalhou ininterruptamente ou o Lenhador B que efectuou algumas paragens voltando passados uns minutos?
…o Lenhador B!
É que o motivo porque se ausentou foi apenas para afiar o seu machado! Assim, quando retomava a sua tarefa conseguia cortar muitas mais árvores com menos esforço que o seu colega! Em resumo foi mais produtivo!
Hoje em dia já existem muitas outras empresas com bons produtos e serviços. Outras tantas com bom atendimento ao cliente, com preços competitivos, serviço de entregas rápidas, etc.
“Não seja Perfeito! Seja Notável!”
Seth Godin (especialista de Marketing, Norte Americano)
Fazendo o mesmo que o 2.o lenhador: trabalhar com mais qualidade que os outros; ser mais produtivo!
Tem que ser diferente em vez de ser vulgar! Mais ainda, tem que ser Notável, como preconiza Seth Godin!
Bons negócios!
Cumprimentos,
Jorge Conceição
right behaviour-right results
Sem comentários:
Enviar um comentário