“O problema de Portugal e das empresas Portuguesas é, acima de tudo um problema de Produtividade”!
Este é, em termos gerais o diagnóstico que tem sido feito por vários executivos, políticos e gestores da nossa terra. E eu concordo com este diagnóstico!
Temos tudo para ser bem sucedidos: um país fantástico com as "suas" potencialidades e gente com imensa qualidade (comprovada)! Só nos falta a tal “produtividade”! E sem produtividade não somos competitivos!
A este propósito lembrei-me de uma história que já li por diversas vezes pois aparece em vários livros de Vendas, Marketing e de Negócios! Trata-se da História dos 2 Lenhadores!
De cada vez que me deparo com essa história aparecem sempre uns detalhes diferentes de versão para versão mas, no geral a mensagem é a mesma! Assim e caso ainda não a conheça passo a partilhá-la utilizando a minha própria versão, que é uma síntese de todas as que já li:
Num certo dia foi atribuída, a 2 Lenhadores, a tarefa de cortar o maior número possível de árvores num certo período de tempo.
Os lenhadores tinham o mesmo aspecto físico. Os machados que iriam utilizar eram semelhantes e as árvores tinham sensivelmente o mesmo porte. A tarefa começava e acabava ao mesmo tempo para ambos.
O lenhador A efectuou o seu trabalho sem qualquer interrupção.
Ao contrário, o lenhador B efectuou algumas paragens, ausentando-se do seu local de trabalho. Regressava uns minutos depois retomando, então, a sua tarefa.
Pergunta:
Qual dos 2 lenhadores cortou o maior número de árvores? O Lenhador A, que trabalhou ininterruptamente ou o Lenhador B que efectuou algumas paragens voltando passados uns minutos?
…o Lenhador B!
É que o motivo porque se ausentou foi apenas para afiar o seu machado! Assim, quando retomava a sua tarefa conseguia cortar muitas mais árvores com menos esforço que o seu colega! Em resumo foi mais produtivo!
Neste período de dificuldades muitas empresas tentam desesperadamente vender a qualquer custo! Centram-se apenas no produto ou serviço final quando a resposta está nas suas equipas: internas ou externas!
Hoje em dia já existem muitas outras empresas com bons produtos e serviços. Outras tantas com bom atendimento ao cliente, com preços competitivos, serviço de entregas rápidas, etc.
“Não seja Perfeito! Seja Notável!”
Seth Godin (especialista de Marketing, Norte Americano)
Fazendo o mesmo que o 2.o lenhador: trabalhar com mais qualidade que os outros; ser mais produtivo!
Treine e motive regularmente as suas equipes. Torne os seus materiais de Marketing mais apelativos e competitivos e procure constantemente a Inovação (quer ela seja tecnológica ou de processos).
Tem que ser diferente em vez de ser vulgar! Mais ainda, tem que ser Notável, como preconiza Seth Godin!
Bons negócios!
Cumprimentos,
Jorge Conceição
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