quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Social Marketing to the Business Customer – Livro recomendado para profissionais B2B

Este é, acima de tudo um livro sobre Social Media Marketing.
Para quem já leu e trabalha na área de Social Media, talvez este livro não lhe traga muitas mais novidades. O seu grande mérito é abordar este tema para a área especifica do cliente empresarial ou, como se costuma designar para a área de Business to Business (B2B).

Confesso que o título enganou-me um bocado pois tenho a ideia de que Marketing Social tem a ver com alteração de comportamentos com vista a melhorias da saúde, segurança e bem-estar da comunidade. Pelo menos é essa a definição de Kotler e Nancy Lee no seu livro “Corporate Social Responsibility” no capítulo dedicado, precisamente ao Marketing Social. E não é o caso deste livro sobre o qual vou escrever.

O Livro está dividido em 3 partes: 

  • A 1.a parte introduz as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do Social Media Marketing (ou Social Marketing como os autores referem) no ambiente empresarial. Mostra como esta área está a revolucionar as relações entre os clientes empresariais e como convencer determinados decisores mais cépticos nas empresas sobre os benefícios destas novas ferramentas. Mostra também como se criam organizações que escutam e respondem ao ambiente que os rodeia.
  • A 2.a parte trata da tecnologia necessária para implementação das ferramentas necessárias para o Social Media Marketing. É aqui que se tratam das principais plataformas aconselhadas pelos autores para o mercado B2B como o Linkedin ou Twitter.
  • A 3.a parte tem a ver com a implementação do Social (Media) Marketing.
 
No penúltimo capítulo os autores fazem uma abordagem interessante às principais métricas do Social Marketing nomeadamente ao ROI, respectivos cálculos e fundamentações.
Além do conteúdo em si e a abordagem ao mercado B2B ser interessante, os autores complementam-no com Case Studies do mercado empresarial o que confere uma grande mais-valia ao livro.

O livro foi escrito por dois autores americanos: Paul Gillin e Eric Schwartzman os quais aparentam ter bastante experiência na utilização das ferramentas on-line e sua aplicação no meio empresarial. 

A minha crítica do costume (que não tira qualquer mérito à qualidade deste livro) prende-se com a insistência de grande parte dos autores americanos em escreverem como se o Mundo se limitasse aos EUA. E estes autores não fogem a esta regra! É o que acontece quando se tem um mercado interno de cerca de 300 milhões de habitantes!

Por todas estas razões e se é um profissional interessado no desenvolvimento do mercado B2B, recomendo vivamente este livro.


Boa leitura e bons negócios!


Cumprimentos,
right behaviour-right results

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