terça-feira, 4 de junho de 2013

10 perguntas (e respostas) sobre actividades de Team Building

Team Building
1. O que é o Team Building? 
É uma forma lúdica e dinâmica de transmitir aos seus funcionários, distribuidores e restantes parceiros os Valores e Objectivos da sua empresa; de motivá-los; de fazer com que todos saibam como resolver os problemas em conjunto e, assim aprender a trabalhar melhor em equipa. Retirando os participantes da sua área de conforto, e interagindo com os seus companheiros, criam-se, desta forma, laços de camaradagem e cooperação assim como identificação com a génese do Grupo que permitem que as pessoas funcionem com maior eficácia e produtividade.


2. Isso serve apenas para “animar” os colaboradores das empresas não é verdade?
Definitivamente não. Uma acção de Team Building “trabalha” comportamentos e atitudes individuais por forma a moldá-los com os comportamentos e atitudes desejáveis tanto a nível individual como colectivo.  Qualquer pessoa que passe por uma acção deste tipo fica a conhecer melhor os seus colegas, tanto a nível pessoal como profissional e pode, desta forma, intensificar os seus níveis de colaboração e cooperação.

3. É necessário fazer algum Briefing às empresas que irão ajudar a implementar essas acções?
Sim. Qualquer que seja a acção de Team Building a desenhar baseia-se sempre na Cultura da Empresa, na Formação dos seus colaboradores, no Género, na Idade, na Dispersão Geográfica, nas expectativas das pessoas, nas acções anteriormente realizadas e nos objectivos que a Empresa pretende atingir, entre outras particularidades.


4. No final de uma actividade em que participei apenas nos despedimos uns dos outros e fomos embora! Soube a pouco! É assim que funciona?
Uma verdadeira acção de Team Building comporta vários momentos fundamentais, a saber:

 Team Building


  • Briefing com o Cliente (conhecimento da Empresa , do seu Público Alvo e dos Objectivos a atingir);
  • Construção da acção de Team Building e sua temática;
  • Reconhecimento de terreno;
  • Acolhimento dos participantes e sua identificação (imagem grupal e identificação com Empresa);
  • Briefing explicativo e distribuição de materiais (é necessário que as pessoas entendam o que se pretende e saibam qual o seu papel no todo. É aqui que entram as formações de Equipas por vezes multidisciplinares);
  • Acção e acompanhamento dos participantes por observadores que anotam atitudes e comportamentos (as notas retiradas das prestações de cada Equipa e individuo, à medida que vão sendo confrontados com provas ou exercícios diferenciados permitem ao Formador conceber uma ideia do que pode ser modificado ou do que está a funcionar correctamente);
  •  Debriefing: É nesta altura que o formador acompanhado pelos seus observadores escalpeliza as prestações das várias Equipas e foca conceitos por forma a evidenciar o que poderá estar menos bem e aquilo que esteve francamente bem. De salientar que numa acção de Team Building se pretende construir a confiança de cada um pelo que se deverá sempre evidenciar aquilo que esteve francamente bem e dar somente uma pequena referência no que esteve menos bem. Desta forma os participantes saem destas acções com a autoconfiança reforçada e com maior receptividade a mudanças. 
5. O Team Building está mais direcionado para as Vendas correcto?
Team BuildingNão! O Team Building é uma disciplina transversal e poderá ser aplicado a qualquer Equipa, seja ela de Vendas, Marketing, Pós Venda, Administrativos, Produção ou qualquer outra uma vez que o que se pretende atingir é a excelência no desempenho de qualquer função. Todas as pessoas precisam de ser motivadas para aumentar a Produtividade!

6. E para quadros superiores? Também faz sentido implementarem-se acções de Team Building?

Sempre! Os quadros superiores das Empresas têm um acréscimo enorme dos seus níveis de stress e vivem muitas vezes um isolamento em relação a outros Departamentos da Empresa que provocam relacionamentos difíceis e problemáticos. Ao realizar uma acção de Team Building com Quadros Superiores torna-se necessário ter uma especial atenção ao tipo de exercícios propostos assim como ao acompanhamento da acção, uma vez que a maioria destas pessoas já passaram por acções semelhantes e poderão ter uma visão mais abrangente.


7. As acções de Team Building são uma especialidade da área de Eventos?
Não! O verdadeiro Team Building é uma especialidade dos Recursos Humanos com foco especial em técnicas de Motivação. O facto de muitas vezes ser implementado em conjunto com outras actividades das empresas faz com que muitas outras áreas (Eventos, Comunicação, Marketing, etc.) implementem este tipo de acções.
O fundamental é que as empresas tenham um técnico de Recursos Humanos e Motivação a orientar esta actividade!



8. Há alguma altura do ano mais indicada para o Team Building?
Estas Acções podem ser realizadas em qualquer altura do ano, uma vez que poderão ser de cariz outdoor ou indoor. É lógico que as de cariz outdoor deverão ser realizadas nas alturas em que a meteorologia melhor o permite mas não será condição sine qua non.


9. Isso deve ser muito caro especialmente numa altura de crise como a que estamos a viver actualmente!

Os orçamentos das acções de Team Building são sempre ajustados às necessidades dos Clientes tanto quanto à sua disponibilidade Financeira.


O que fica caro é ter-se uma equipa desmotivada com os seus elementos a trabalhar cada um para o seu lado!

 Team Building

10. Em quanto tempo se pode montar uma actividade de Team Building para uma empresa?

O ideal será um mínimo de 3 semanas e um máximo de 6 semanas! Isto porque é necessário conhecer-se bem o Cliente, o seu Público-Alvo e os Objectivos a atingir. Por outro lado será necessário conhecermos o terreno e fazermos um levantamento dos melhores locais a propor ao cliente em função das suas necessidades. 


Cumprimentos,

Jorge Conceição

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