No nosso
dia-a-dia profissional somos confrontados com muitos pedidos de projectos de
Marketing Interno para dinamizar e motivar os colaboradores das empresas e
aumentar a produtividade! Alguns dos projetos têm um grau considerável de
alguma sofisticação e são, de certa maneira ambiciosos como são os pedidos de projectos de Comunicação Interna, acções de Team Building, Eventos Especiais, entre outros.
Até aqui tudo bem! Ficamos até de certa maneira contentes que isso aconteça. Porém, algumas vezes reparámos que, da mesma maneira que essas empresas pretendem investir nessas acções elas falham no essencial que é quando tudo deve começar:
Até aqui tudo bem! Ficamos até de certa maneira contentes que isso aconteça. Porém, algumas vezes reparámos que, da mesma maneira que essas empresas pretendem investir nessas acções elas falham no essencial que é quando tudo deve começar:
a empresa preocupa-se com as
questões básicas como o bem estar pessoal dos seus colaboradores?
Todos nós
conhecemos estas duas personalidades pelos seus sucessos profissionais! Contudo
o seu grande segredo não está apenas nas suas capacidades técnicas sobre o
futebol, sobre a implementação das melhores tácitas a apresentar, etc. O
segredo é que…
ambos se preocupam
diariamente com os seus jogadores!
Não apenas com os aspectos profissionais mas com os
pessoais: das suas vidas familiares, da saúde dos filhos, pais, se têm
alguns problemas pessoais que os afectem, problemas financeiros, etc. Em caso de
problemas tentam, eles próprios ajudar nas soluções! Em caso de alegrias
partilham e celebram também esses sentimentos. O resultado é que, quando os
jogadores entram em campo dão tudo por
alguém que se preocupa verdadeiramente com eles! Alguns deles afirmam que
os treinadores em causa são como um pai para eles! Então, porque não aplicar a
mesma receita nas empresas?
Questões básicas do dia-a-dia
As questões
básicas a que me refiro prendem-se naturalmente com as pequenas questões (boas
e más) do dia-a-dia de um cidadão comum – aniversários, nascimento de filhos,
problemas de saúde, questões de ordem financeira e até falecimento de
familiares, entre outros.
Um dos aspectos
que as empresas já começam a ter em conta tem a ver com a data de aniversário
dos colaboradores. É fácil, a qualquer empresa de qualquer dimensão, colocar na
sua base de dados as datas dos aniversários de cada funcionário. Por isso
também será fácil ao Líder da empresa (isto tratando-se de uma PME) lembrar-se
do seu colaborador e partilhar com ele esse momento. Mas, e às empresas de
maior dimensão? E em relação a outras questões? Como saber delas?
O Papel das Chefias Intermédias
No caso das
pequenas e médias empresas será o próprio responsável da empresa a chamar a si
essa responsabilidade mas no caso das grandes empresas, as chefias intermédias (Supervisores,
chefe de escritório, chefe de delegação, responsável da fábrica, etc) têm um
papel determinante! A contratação destas pessoas deve ter em conta, entre
outros requisitos a sua habilidade em gerir
pessoas! Porque no fundo as empresas e a nossa vida diária têm a ver com…
pessoas!
Essas chefias intermédias têm que ser instruídas a preocuparem-se com os seus colaboradores mais directos e, então reportar ao seu superior hierárquico os aspectos relevantes que possam ser objecto de uma atenção mais especial.
Quem não gosta de
ser lembrado aquando do nascimento de um filho? Do seu aniversário, da
Licenciatura da esposa, dos filhos, etc.
Mas também nos momentos difíceis de cada um é importante o colaborador de uma empresa sentir a solidariedade do seu responsável máximo. Uma palavrinha sobre a doença grave de um familiar, sobre o falecimento de um ente querido…
Tudo isto faz toda a diferença na moral dos colaboradores das empresas.
Mas também nos momentos difíceis de cada um é importante o colaborador de uma empresa sentir a solidariedade do seu responsável máximo. Uma palavrinha sobre a doença grave de um familiar, sobre o falecimento de um ente querido…
Tudo isto faz toda a diferença na moral dos colaboradores das empresas.
Há diversos
momentos nas vidas das pessoas (boas e más) os quais, pela sua importância
devem ser reportados pelas chefias intermédias às chefias de topo. Para que
estes tomem as medidas adequadas; para que possam partilhar e solidarizarem-se
com os colaboradores em causa! E isto deve ser feito de uma forma sistemática! A implementação desta
política deve figurar nos objectivos de cada chefia e no próprio director geral
da empresa (no caso de uma PME)!
O resultado
destas políticas é fácil de prever:
uma maior motivação das pessoas que se reflecte num
aumento da produtividade!
Quando alguém se preocupa connosco somos impelidos
a dar tudo por essa pessoa ou instituição. Tal como fazem os jogadores de José Mourinho ou Alex Ferguson! Por isso a nossa recomendação vai para que,
antes mesmo dos tais projectos mais ambiciosos e que trarão, certamente bons
resultados para a empresa se comecem pelas questões mais simples e mais básicas
como a de se preocupar verdadeiramente
com os colaboradores das empresas na sua
vertente humana.
A esta altura
estará o leitor a pensar:
“…mas estas questões são de “senso comum” e algumas já se aplicam na minha
empresa!”
São realmente
de senso comum e precisamente por isso são muitas vezes esquecidas por muitas empresas. Algumas
vezes são implementadas de uma forma aleatória, sem serem planeadas. Por isso
devem fazer parte dos objectivos dos respectivos responsáveis.
Uma vez adoptado
este procedimento, todas as outras medidas de Marketing Interno serão mais
fáceis de implementar.
Em resumo:
- Implemente uma política sistemática de preocupação com os problemas e acontecimentos de natureza humana dos seus colaboradores;
- Preocupe-se não apenas com os aspectos profissionais mas também com os de natureza pessoal dos seus colaboradores;
- Enumere, no mínimo uns 4 ou 5 acontecimentos que possam surgir no dia-a-dia dos seus colaboradores os quais possam ser objecto de uma intervenção da empresa (aniversários dos colaboradores, casamento de colaboradores, nascimento de filhos, doenças de familiares, falecimento de familiares, entre outros);
- Instrua as chefias internas sobre esta situação para que reportem os casos existentes a nível superior para se poder actuar em conformidade;
- E não se esqueça: ao saber que um quadro superior ou o responsável máximo se preocupa com o seu bem-estar pessoal, o colaborador da empresa dará o máximo pela defesa dos seus valores e da sua marca. Este será o melhor ponto de partida para o sucesso da sua empresa.
Pense nos seus colaboradores e torne-os nos verdadeiros embaixadores da sua
marca e da sua empresa.
Cumprimentos,
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