Marketing Ombro a Ombro é um livro de Marketing diferente do habitual. Diferente porque o Mundo está diferente; os consumidores actuam de maneira diferente e por isso o Marketing terá, forçosamente de ser diferente.
As empresas já não podem olhar para os seus clientes de cima para baixo pois os consumidores ganharam poder e aprenderam a exercê-lo. E é sobre esta ruptura do Marketing Intrusivo, da sua transformação para o Marketing Ombro a Ombro, que constrói relacionamentos que trata este livro.
É também o primeiro livro em que se alerta o leitor para "Contra-indicações e Efeitos Secundários":
“Gestores viciados nas práticas tradicionais do marketing têm tendência para assimilar a forma, mas não o conteúdo do Marketing Ombro a Ombro, podendo daí resultar efeitos secundários indesejáveis. Aos primeiros sintomas consulte um especialista”.
Este é um livro de leitura bastante acessível. Não necessita ter um Doutoramento ou Mestrado para o ler apesar dos vários temas serem tratados com rigor (o que é comprovado pelo “trabalho de campo” efectuado pelo autor e cuja principal Bibliografia o mesmo faz questão de recomendar no final de cada capítulo com o título “Para Saber mais”).
A ordem dos capítulos obedece a uma certa lógica mas o leitor poderá ler o livro a partir do fim, do meio ou de onde se quiser pois isso não impede a sua compreensão.
Está enriquecido com vários casos práticos (de sucesso e não só) os quais são antecedidos por um enquadramento teórico bastante acessível e cujos temas vão desde Sociologia, Economia Digital, Sociedade Pós Moderna, enfim, temas necessários para a melhor compreensão dos casos que se lhes seguem.
Pessoalmente gostei muito do capítulo “Decifrando a desconcertante sociedade Pós Moderna” onde, a dado passo o autor escreve:
“O consumo é hoje impulsionado mais pela busca de sentido, de pertença e de identidade do que pela de benefícios, na medida em que a relativa afluência das sociedades contemporâneas exacerba a carência dos primeiros ao mesmo tempo que trivializa o acesso aos segundos”.
Logo a seguir compreendemos melhor esta afirmação através de exemplos de Marcas Modernas versus Pós Modernas ilustradas pelo autor: Coca-Cola vs Red Bull; Ford vs Smart; Lacoste vs Diesel, entre outras.
Uma nota final vai para o cuidado gráfico que foi colocado na execução deste livro, o que torna ainda mais agradável a sua leitura.
Por todas estas razões (e muitas mais que verão no livro), esta é uma obra “obrigatória” para estudantes, gestores e profissionais de Marketing. Os restantes também verão, seguramente, a sua Cultura Geral ser bastante enriquecida pois, como alguém disse um dia, “O Saber não ocupa Lugar”!
Sobre o autor:
João Pinto e Castro é Doutorado em Ciências empresariais. Dirige a Ology, uma empresa de Consultoria de Marketing e Comunicação e exerceu funções de relevo em diversas empresas como o ICEP, Portucel Embalagem, Ogilvy & Mather Direct, Interact, Wunderman e Formedia. Lecciona em diversas instituições Universitárias como a Universidade de Economia do Porto, Universidade do Algarve, Universidade Católica de Lisboa e ISLA. É também autor do manual Comunicação de Marketing, colunista do Jornal de Negócios e autor de vários blogues.
Título: Marketing Ombro a Ombro
Autor: João Pinto e Castro
Edição: Texto Editores, Lda.
272 páginas
Língua: Português
Boa leitura!
Cumprimentos,
Jorge Conceição
Lisboa, 25-05-2011
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