BeHaveMarketing

quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Internet Riches", de Scott Fox - Livro Recomendado. Saiba como implementar uma Loja na Internet!

 Consultoria de MarketingGrande parte das PME,s Portuguesas debatem-se com problemas de expansão dos seus negócios! Por outro lado o Comércio Electrónico tem aumentado exponencialmente nos últimos anos em Portugal e no Mundo.
Porque não enveredar pelo Comércio On-Line?
Quais os recursos necessários para colocar o seu negócio na Net? Como fazer o Plano de Negócios? Qual o segmento de mercado a atingir? Qual a Estratégia? Como escolher os melhores produtos?
A estas e outras perguntas, Scott Fox – o autor do livro acima indicado - responde e explica, passo a passo, o que se deve fazer para implementar uma Loja na Net e como rentabilizá-la!
Um dos grandes mitos sobre esta área tem a ver com os custos.
Aqui o autor compara os custos necessários para implementar um negócio tradicional com um negócio On-Line: os valores são irrisórios, tornando a montagem de um negócio On-Line uma operação bastante acessível! Tal facto prende-se com a acentuada descida de preços de tudo o que se relacione com os negócios WEB bem como com a ausência de custos de estrutura pesados tais como: pessoal, espaço físico, deslocações, etc.
A acrescentar a isto está o facto de grande parte dos negócios On-Line se fazerem sem haver necessidade de constituir stock. É o chamado sistema de Drop Shipping em que os produtos são enviados directamente dos armazéns dos produtores para o cliente final! Não é necessário, portanto, um grande investimento!
Conhecimentos informáticos? Os mínimos necessários! Tudo o que se precisa é trabalhar muito e aprender coisas novas.
Os benefícios são o horário flexível, chefe de si próprio e resultados financeiros acima do esperado.
O autor sustenta que o mercado do Comércio Electrónico é, essencialmente um mercado de Nicho! Só que este Nicho não se deve resumir aos 10 milhões de consumidores de Portugal. O mercado poderá ser o Mundo inteiro!
…the e-business you build should stay small. In the industrial Age, small meant limited reach and limited profits. But in the Informational Age, even small business can reach the whole planet inexpensively…”
A respeito do Nicho de mercado o autor pergunta:
“So what…niche should you target? Do you have hobbies, business expertise, personal relationships, unique experiences, or access to goods/services that others do not?...What about your life, hobbies, or region might be fascinating to others? Just because it’s common where you live or work doesn’t mean it wouldn’t be fascinating to people elsewhere.”
Uma das regras básicas que se recomenda neste livro é tentar fazer algo de que realmente se goste e que seja uma vantagem competitiva para o negócio:
“…You have to focus first on what you like to do so that you’ll have the passion to charge out of bed every morning excited to build your website into a million-dollar success...If you have an area of expertise, connections, or even just enthusiasm, it may yield a competitive advantage for you.”
O livro tem vários Case Studies interessantes de pessoas que implementaram, com sucesso, o seu negócio On-Line muitas vezes a partir da sua própria casa. Infelizmente (e esta é, talvez a única crítica menos positiva deste livro), grande parte dos casos apresentados tem a ver com a realidade Americana. Esta é uma posição muito habitual nos autores Americanos que se esquecem que há mais mundo para lá dos EUA. Mas este facto não tira valor a esta excelente obra sobre Comércio Electrónico.
São também apresentados imensas fontes de recurso para domínios Web, Web design e tudo o que seja necessário para implementar um negócio On-Line.
Não tenho conhecimento de haver uma versão em Português pelo que terá que optar pela versão original em Inglês. No entanto é um “Inglês” bastante acessível e de fácil compreensão. Além do mais o autor escreve em jeito de quem estabelece como que um “diálogo”com o leitor e isso facilita ainda mais a comunicação e a compreensão.
 O livro tem 280 páginas.
Eu adquiri este livro na Amazon UK mas deve estar disponível em qualquer loja On-Line internacional (como não podia deixar de ser, dado o tema em questão!).
Sobre o autor:
Scott Fox é um Consultor Americano especializado na área de E-Business. Este seu 1.º livro tornou-se um best-seller nos EUA e em todo o Mundo. Tem também um blog em que proporciona auxílio on-line e dá dicas úteis sobre o negócio electrónico http://www.scottfox.com/blog_index.html.
Bons Negócios!

Jorge Conceição
righ behaviour-right results
Lisboa, 04-05-2011
PS: Em Portugal já existem várias empresas que têm soluções “Chave na Mão” sobre Comércio On- Line. Basta ir ao Google e escrever Lojas na Net, Comércio on-line (ou outras) e aparecem várias ofertas nessa área. Depois de ler este livro e de ter uma ideia sobre o que pretende fazer, basta contactar uma das empresas especializadas na área e montar a sua loja na Net rapidamente!