segunda-feira, 15 de julho de 2013

Porquê implementar Promoções de Vendas?

Numa altura em que as empresas se debatem com as suas Vendas (ou a falta delas) é natural que se recorram a mecanismos que apelem ao consumidor para a compra!

Um destes mecanismos de Marketing são as Promoções de Vendas! Mas estas devem ser implementadas de uma forma estratégica e bem planificada sob pena de se danificar a imagem do produto/serviço! É o que acontece quando muitas marcas, de uma forma desesperada entram numa “espiral promocional” que, apesar de trazer resultados no curto prazo, danificam a marca no médio e longo prazo! Dito isto, e uma vez que estamos de acordo com a implementação de Promoções de uma forma estratégica e planificada fica a pergunta:



Porque implementar Promoções de Vendas?

 
1) Produzem RESULTADOS!


Quaisquer que sejam as técnicas utilizadas as Promoções de Vendas conseguem mais resultados que qualquer outra ferramenta de Marketing. E quando falamos de Resultados falamos, naturalmente de Vendas! Dinheiro em Caixa! É uma medida de marketing táctico que deve ser implementado estrategicamente!

2) RAPIDEZ nos Resultados!


Ao contrário de outras formas de Comunicação (Publicidade, Relações Públicas, etc.) em que o investimento é de médio e longo prazo, nas Promoções de Vendas o resultado é praticamente imediato! Isto tem muito a ver com a forma estratégica de se implementar a Promoção: com um horizonte temporal limitado no tempo (sob pena de se danificar a imagem da oferta junto do consumidor e colocar em causa o sucesso da acção).

3) Resultados são MENSURÁVEIS!


É uma das ferramentas mais eficazes (diria mesmo mais científica) em termos de capacidade de medição de resultados e também da própria previsão dos mesmos! Devido à sua implementação com um tempo definido e específico, os resultados quase que se observam à vista desarmada. Rapidamente o gestor de Marketing poderá concluir da eficácia da acção implementada através da rápida medição dos resultados. Isto permite também introduzir melhorias no decorrer da acção face à análise dos eventuais “desvios” verificados com a medição dos Resultados!

4) Implementação FÁCIL e ACESSÍVEL!


Ao contrário de outras formas de comunicação que requerem grandes e demorados briefings às agências é fácil a um gestor de Marketing poder implementar rapidamente uma acção promocional! Quer ela esteja planeada no tempo ou seja de uma implementação táctica face ao mau comportamento das vendas ou acção no mercado da concorrência, implementar uma Promoção de Vendas requer apenas a análise do seu mercado, concorrentes e decisão da ferramenta adequada a implementar no terreno! Com a ajuda de uma agência especializada, competente e profissional, a implementação da acção não só será fácil de implementar como acessível a qualquer empresa. Não são necessários grandes orçamentos para pôr em prática uma acção Promocional! O que é preciso é uma análise correcta da situação e a implementação da ferramenta adequada que irá actuar no comportamento do consumidor!


Na apresentação em attach poderá ver os aspectos mais importantes na decisão de implementar uma Promoção de Vendas.




Se desejar fazer o download da apresentação, click no link abaixo indicado e preencha o pequeno formulário com os seus dados indicando-nos o seu endereço de e-mail empresarial! Enviar-lhe-emos a apresentação no formato Power Point logo que possível!


                                                                FORMULÁRIO


Coloco-me à sua disposição para qualquer questão complementar. Entretanto desejo-lhe,

BONS NEGÓCIOS!

Cumprimentos,

Jorge Miguel Conceição



www.behavemarketing.com

Bibliografia:
Sales Promtion Essencials, de Don E. Schultz; How to sell more stuff, de Steve Smith.

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