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terça-feira, 2 de abril de 2013

Como gerir a Energia das Equipas de Venda!



Se as Vendas fossem um desporto qual seria a única táctica possível?

 O “ataque”!

 Não se pode jogar à defesa nas Vendas!


Formação Comercial
Isso faz com que trabalhar em Vendas seja uma actividade bastante desgastante! Não apenas do ponto de vista físico mas também anímico! Mas isso poder-se-ia dizer também de muitas outras profissões, não é verdade?

Estamos a falar de pessoas e não com máquinas e por isso a gestão da sua energia tem que ser bem cuidada! Não será possível trabalhar-se sempre no limite! Corre-se o risco da “corda” partir! 


Vem isto a propósito daquilo que se chama muitas vezes de “Mitos das Vendas”! Tratam-se de períodos do calendário que poderão gerar situações que mais não são do que manifestações de desculpa por parte das equipas de venda para refrear um pouco o ritmo de trabalho e para descansarem, não apenas fisicamente mas mentalmente! A seguir passo a exemplificar alguns destes casos:

  • Início de Janeiro: “Chefe, as empresas estão quase todas ocupadas com o inventário! Não dá para trabalhar!”

  • Carnaval: “Chefe, já só está tudo a pensar nas mini férias! Assim não se consegue trabalhar!”

  • Páscoa: “Chefe, já viu bem os Centros Comerciais cheios de gente? Quase não se vê ninguém nas empresas! Tiraram todos uns dias para férias!”

…e assim sucessivamente!

Claro que há alguma verdade nestas histórias! Estes períodos propiciam uma inércia natural pois o “clima” empresarial acalma um pouco mas isso não é pretexto para que não se faça nada!

O que fazer então nestas ocasiões?
  1. Actuar a Contra Ciclo: apesar do eventual abrandamento da actividade das empresas devido à ausência de algum do seu efectivo a verdade é que elas não estão encerradas! Continuam a trabalhar normalmente! Esta poderá ser uma boa oportunidade para contactar o seu interlocutor com mais calma e com menos stress!  Se é um leitor habitual dos meus artigos lembrar-se-á que no meu último “post” recomendei para se escolher sempre o tipo de comunicação com menos tráfego! Pois aqui tem uma destas situações! De certeza que encontrarão interlocutores que estão a trabalhar e não meteram férias! Contrarie esse mito!
  2. Implemente acções de Motivação: estas poderão também ser ocasiões excelentes para carregar as baterias da sua equipa! Há várias maneiras de o fazer: através de Formação e Treino em áreas Técnicas ou Comportamentais ou através de acções de Team Building. Tudo menos a inacção nas Vendas!
 Nas áreas Comercial tal como na vida em geral há os que choram e há os que vendem lenços! Faça com que a sua equipa pertença aos "vendedores de lenços"!  

Aproveite os tempos “eventualmente” mais mortos para dinamizar as suas equipas!Não permite que eles se refugiem em pretextos para a inacção!  Eles só serão máquinas se gerir bem a sua energia! Invista neles pois só assim poderá tirar partido de todo o seu potencial!

Boas Vendas!

Jorge Miguel Conceição

BeHave Marketing


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