terça-feira, 21 de abril de 2015

Como chamar a ATENÇÃO nas Vendas B2B?


Chamar a atenção nas Vendas B2B
Chamar a atenção é o primeiro passo de qualquer empresa que tenha algo para vender!
Há que dar a conhecer a nossa Marca e comunicar a nossa Proposta de Valor independentemente de trabalharmos para uma Empresa ou a nível Individual!
O mercado precisa saber que a empresa existe, que tem algo importante para oferecer e para isso é necessário dar os passos correctos para estarmos frente-a-frente com um potencial cliente.

Mas o que fazer então?

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Quais os 7 Atributos e Competências do Vendedor de Excelência?


Formação de Vendas
Formação de Vendas

Nas empresas B2B há vendedores e…VENDEDORES DE EXCELÊNCIA!

Uns fazem aquilo que lhes pedem, vão cumprindo razoavelmente a sua quota de vendas mas nunca conseguem dar o passo seguinte na sua carreira! E porquê? Porque não cultivam as competências essenciais para fazerem deles verdadeiros Vendedores de Excelência!


Quanto aos OUTROS...fazem a diferença, não apenas nas empresas onde trabalham mas, mais especificamente nas empresas que servem como clientes! Porquê?

sexta-feira, 20 de março de 2015

Nós somos! Nós fizemos! Nós isto! Nós aquilo!



Egocentrismo nas Vendas! Chega!
Um dos comportamentos comuns de muitos profissionais de vendas tem a ver com o uso e abuso da palavra “nós” no seu discurso comercial! 

De facto, durante muitos anos os vendedores focavam-se essencialmente nos seus produtos ou serviços, nas suas capacidades, suas performances em vez de se focarem nas necessidades dos clientes!

Ainda hoje podemos ver isso acontecer nos websites de algumas empresas, cartas ou e-mails comerciais, propostas, discurso ao telefone e até mesmo pessoalmente!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Acrescente CULTURA às suas acções de Team Building




Team Building
Na Catedral de Santiago de Compostela existe esta peça que vê na imagem também conhecida por “Bofafumeiro”.
 
Qual a função para a qual acha que foi criada?
 
a)    Servir de Decoração à Catedral;
b)    Eliminar mau cheiro dos peregrinos;
c)    Curar constipações dos visitantes após longas caminhadas a pé!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Como as Empresas B2B compram - Mitigar o RISCO

No meu último artigo abordei o tema sobre A Tomada de Decisão das Empresas B2B e as características dos elementos que compõe a Unidade de Tomada de Decisão (UTD).

Mas qual o poder de cada membro que compõe esta unidade sempre que é necessário efectuar uma decisão de compra? O que torna uns mais influentes que outros?


É uma tarefa complicada esta avaliação! 


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A Tomada de Decisão nas Empresas (Industriais e B2B em geral)


Consultoria de Marketing
Marketing Industrial

O processo de Tomada de Decisão na aquisição de um Produto ou Serviço por parte de uma empresa nos negócios B2B (e, especialmente nas empresas Industriais) raramente é tomada apenas por uma pessoa! 

Mesmo no caso das PME’s, várias pessoas participam no processo de tomada de decisão quer seja apenas por uma pequena influência, quer seja por uma opinião técnica ou outra!

É por isso importante para os responsáveis das Vendas conhecer quem são e quais as respectivas atribuições dos membros desta Unidade de Tomada de Decisão - UTD (chamada na língua Inglesa de DMU – Decision Making Unit).


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

COLD CALLS - Desfazendo o mito da prospecção Telefónica nas Vendas B2B


Formação Comercial
Prospecção Telefónica

Com o aparecimento das técnicas de Inbound Marketing (marketing de atracção) muito se tem falado e escrito sobre aquilo que vulgarmente se começou a apelidar de "Cold Calls" numa clara alusão à prospecção telefónica pura nas Vendas!

A tal ponto que tenho notado, em muitas empresas, a um comportamento por parte das equipas de venda em que a tendência é eliminar a prospecção telefónica e arranjar "leads" apenas através das técnicas do Marketing de Atracção. Ainda recentemente me referi a este assunto num artigo com o título: