quarta-feira, 26 de junho de 2013

SW(3)=N - Fórmula para Vendedores (e não só)!

Formação em Vendas
O dia-a-dia de um Vendedor B2B (e não só) não é fácil!

Temos que lidar permanentemente com a rejeição! Quer quando tentamos marcar uma reunião com o nosso  interlocutor, quer quando achamos que o negócio está praticamente garantido mas no final quem ganha é o concorrente, e por aí em diante!

Há muitas frases sobre este tema: que o vendedor "vende dor", que as vendas são um negócio de probabilidades, etc.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

20 Frases que os DECISORES B2B gostam de ouvir!

Consultoria Comercial
É por demais sabido que os interlocutores das empresas a quem queremos vender ao nossos produtos ou serviços estão demasiados ocupados no seu dia-a-dia para receber vendedores!

Também sabemos que a Internet veio colocar a actividade tradicional do vendedor para um um outro patamar! Isto é, já não se precisa do profissional de Vendas para se obter informação! Está tudo à distância de um clik! A 1.a triagem de alguém que queira adquirir algo é feita, na sua grande maioria através da Internet!

terça-feira, 4 de junho de 2013

10 perguntas (e respostas) sobre actividades de Team Building

Team Building
1. O que é o Team Building? 
É uma forma lúdica e dinâmica de transmitir aos seus funcionários, distribuidores e restantes parceiros os Valores e Objectivos da sua empresa; de motivá-los; de fazer com que todos saibam como resolver os problemas em conjunto e, assim aprender a trabalhar melhor em equipa. Retirando os participantes da sua área de conforto, e interagindo com os seus companheiros, criam-se, desta forma, laços de camaradagem e cooperação assim como identificação com a génese do Grupo que permitem que as pessoas funcionem com maior eficácia e produtividade.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Qual o interlocutor certo para marcação de uma reunião B2B?

Consultoria de Vendas
Uma das muitas dúvidas que os profissionais de Vendas têm quando querem marcar uma reunião com um prospect tem a ver com a forma como poderão saber qual o interlocutor mais correcto para fazer essa mesma marcação.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Scripts para as Vendas B2B: sim ou não?

Mas você não está interessado em ganhar dinheiro?

Este foi o desabafo recente de um Director de Vendas de uma empresa Tecnológica que nos tinha solicitado um Script (ou Guião) telefónico para os seus Vendedores B2B utilizarem para o lançamento de um novo Serviço da empresa!

Formação de Vendas
A questão aqui (e foi o motivo do desabafo do Director da empresa) foi que insisti bastante sobre a forma como iriam utilizar esse guião! Em meu entender a utilização do tal script apenas como uma "muleta" para falar ao telefone daria maus resultados e não iria cumprir os objectivos da empresa (que era o de introduzir rapidamente o novo Serviço no mercado, encurtar o ciclo de vendas e fechar muitos negócios!).

terça-feira, 2 de abril de 2013

Como gerir a Energia das Equipas de Venda!



Se as Vendas fossem um desporto qual seria a única táctica possível?

 O “ataque”!

 Não se pode jogar à defesa nas Vendas!


Formação Comercial
Isso faz com que trabalhar em Vendas seja uma actividade bastante desgastante! Não apenas do ponto de vista físico mas também anímico! Mas isso poder-se-ia dizer também de muitas outras profissões, não é verdade?

Estamos a falar de pessoas e não com máquinas e por isso a gestão da sua energia tem que ser bem cuidada! Não será possível trabalhar-se sempre no limite! Corre-se o risco da “corda” partir! 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Enviar Carta ou E-Mail para marcar uma reunião B2B?



Formação de Vendas Esta tem sido uma das perguntas mais frequentes que encontro sempre que dou formações a equipas de venda! Quanto à minha resposta vou tentá-la resumi-la aqui neste artigo.

1) Em 1.o lugar as equipas de venda têm que estar cientes de que praticamente “ninguém” quer receber vendedores hoje em dia! Já não são necessários para dar informação sobre produtos ou serviços! Toda a informação de que as empresas precisam está à distância de um click: na Internet! Por isso a prioridade da sua actuação terá que ser para onde os clientes estão: na Net!