quarta-feira, 26 de junho de 2013

SW(3)=N - Fórmula para Vendedores (e não só)!

Formação em Vendas
O dia-a-dia de um Vendedor B2B (e não só) não é fácil!

Temos que lidar permanentemente com a rejeição! Quer quando tentamos marcar uma reunião com o nosso  interlocutor, quer quando achamos que o negócio está praticamente garantido mas no final quem ganha é o concorrente, e por aí em diante!

Há muitas frases sobre este tema: que o vendedor "vende dor", que as vendas são um negócio de probabilidades, etc.


A selecção de um profissional de Vendas tem que obedecer a critérios rigorosos no que diz respeito à Auto Estima! Pessoas com pequena auto estima não conseguem ser bem sucedidas nas Vendas. Mas também conheço profissionais que aumentaram a sua Auto Estima optando pela profissão de Vendas! É, aliás o que mais vezes acontece!

O que interessa é a atitude em relação à profissão! E ela está ligada ao comportamento que adoptamos no nosso dia-a-dia!

Há que fazer bem o nosso trabalho: ter boas bases de dados, ter conteúdos na Net que gerem Leads de qualidade que possam gerar vendas, ter boa formação e treino comportamental na área de Vendas, conhecer o mercado, o produto que se vende, a concorrência, etc.  Tudo isso contribui para o sucesso de um Comercial.

Mas de facto nem sempre ganhámos! O sucesso e o insucesso fazem parte da vida diária de todo o Cidadão (não apenas nas Vendas)! É preciso saber lidar com isso e não desanimar ao primeiro revés! A vida é feita disto mesmo! O que interessa é que tenhamos consciência de que se fez tudo para ser bem sucedido e saber aprender com os erros. Esse é o grande ensinamento que temos que tirar. Quanto ao resto não podemos dramatizar: ganhar e perder fazem parte do jogo! Mas há que ter em conta a um pormenor importante:



Quanto ao resto partilho aqui uma fórmula (na língua Inglesa) que encontrei em literatura de Vendas e que se aplica não apenas às Vendas mas também em muitas situações do quotidiano. Utilizo-a para motivar os meus formandos:

SW(3)=N

e que significa (em Inglês):
 Some will; Some won't! So what? Next!

Caro leitor, para a frente é que é o caminho! Não conseguiu? Fez tudo o que achou que devia ter feito? Tirou lições desse insucesso específico? Óptimo! Parta para outra! Vai correr melhor na próxima vez!

Desejo-lhe bons negócios!

Cumprimentos,

Sem comentários:

Enviar um comentário