terça-feira, 1 de março de 2011

Como Seleccionar uma Promoção que aumente as suas Vendas?

Check out this SlideShare Presentation:
Como Seleccionar Uma Promocão de Vendas
Vivemos num período de dificuldades económicas! As famílias retraem-se e seleccionam cuidadosamente os produtos a comprar em função das vantagens que estes lhes proporcionam, sejam elas quais forem.

No actual contexto de negócios já não é necessário ter apenas um bom produto, uma boa localização e comunicá-lo bem! É necessário “algo mais” que proporcione como que uma espécie de “desempate” para ajudar o cliente a decidir pela sua marca. E é aqui que entram as chamadas Promoções de Vendas ou acções de Marketing Proporcional como se começou a chamar recentemente (ver artigo, Marketing Promocional - Acção para os seus Negócios)!

Ao contrário da Publicidade, que actua no domínio das Atitudes, o Marketing Promocional actua nos Comportamentos e faz um apelo à Acção.

Tem sido encarada como uma ferramenta de Curto Prazo. Contudo, uma acção promocional que represente alegria, excitação, luz. cor, humor, ficará na memória de Médio e Longo Prazo do consumidor. Este poderá continuar fiel à marca mesmo quando a promoção tenha terminado (ao contrário das promoções de Preço, que não fidelizam o consumidor após a acção terminada).

Quais são as características dos seus Clientes? Que Comportamentos quer influenciar? Qual a Promoção que se encaixa melhor às suas características?
De facto sem conhecer bem os seus clientes e suas características não poderá saber qual a melhor maneira de influenciar o seu comportamento de modo a que passem a comprar o seu produto em detrimento do da concorrência. 

Na apresentação em attach, são apresentados de uma forma genérica e esquemática, os passos essenciais para a implementação de uma Acção Promocional. São também apresentadas, em resumo, os tipos acções Promocionais mais habituais e como se devem adequar às características do seu público-alvo.

Trata-se apenas de um Guia de Consulta rápida pois os detalhes de cada slide são normalmente explicados oralmente nos Workshops e outras situações.
Para finalizar recomendo que implemente as suas Promoções de uma forma Estratégica. Não faça uma Promoção que vá contra o caminho traçado para a sua Marca. 

Integre as Acções Promocionais noutras acções de Marketing planeadas pela sua empresa tais como a sua Publicidade, Relações Públicas, Marketing Directo, etc.

Utilize as Novas Tecnologias e as Redes Sociais nas suas Promoções de Marketing!

Actue no Comportamento dos seus Clientes! Melhore os Resultados da sua empresa!

Bom Marketing, Bons Negócios!

Jorge Conceição

PS: agradeço os comentários e felicitações que me foram endereçados directamente através do meu e-mail e Linkedin acerca dos meus anteriores artigos neste blogue. Tal como expliquei na altura, não me oponho (pelo contrário) que façam os comentários nos canais públicos de modo a partilharmos ideias e incentivar o debate pelo maior número possível de pessoas.
View more presentations from Jorge Conceicao.

Sem comentários:

Enviar um comentário