BeHaveMarketing

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Boas (e más) notícias para o Marketing das PME’s!

Então vamos lá a despachar as más notícias:

- Ninguém precisa de si! Existem já bastantes concorrentes no mercado!
- O seu orçamento de Marketing é demasiado pequeno para competir com as Grandes Empresas!

Mas felizmente há também BOAS notícias:

- Os clientes querem conhecê-lo! Apesar da enorme concorrência existente, querem fazer negócio com alguém que seja do seu conhecimento! Com quem se relacionem habitualmente!
- Você não precisa de um grande Orçamento de Marketing pois não vai utilizar o Marketing de Massas utilizado pelas grandes empresas. Por uma única razão: não precisa!

Mas então o que é que tem que fazer? Vou dar-lhe apenas algumas pistas sem grandes detalhes técnicos pois não é esse, agora, o meu propósito:

1.    Em primeiro lugar tem que certificar-se de que o seu produto ou serviço tem qualidade! O Marketing não faz milagres com maus produtos. O cliente só é enganado uma vez! E você não vive de vendas isoladas mas de vendas repetidas!
2.    Tem que identificar o seu mercado-alvo. Não vale a pena tentar vender a toda a gente! Como lhe disse você não tem orçamento para fazer grandes campanhas de televisão e competir com as grandes empresas! Não dê tiros para o ar! Comunique apenas para o seu mercado!
3.    CRIE UMA PÁGINA NA INTERNET! Sim, INTERNET! Muitos negócios estão em declínio porque os gestores continuam a apostar em meios onde ninguém já lá não está! A maioria dos consumidores está na NET. E é na NET que você também deve estar!
4.    Para quê? Para se dar a conhecer como um “expert” no seu ramo! Para contar a história da sua marca! Para comunicar directamente com o seu mercado-alvo. Lembre-se que os clientes não precisam de si mas aceitam e querem conhecê-lo! Por isso, depois de ter preparado bem o seu produto tem que se dar a conhecer! Como? Criando Conteúdos sobre a sua actividade! E tudo isto de uma forma praticamente gratuita!
5.    Não basta ter uma página na NET. Você tem uma paixão sobre a sua actividade e deve falar sobre isso! Escrever sobre isso! Use blogues, newsletters, video blogues, podcasts, etc! Não tem jeito para escrever? Não percebe nada de computadores? Que todos os problemas fossem esses! Em Portugal já existem imensos profissionais desta área que o podem ajudar “dentro do seu orçamento”!  

Tem uma imobiliária no Montijo? Esqueça as casas que tem para vender! Esclareça as pessoas sobre as melhores zonas no Montijo para trocar de casa! Qual a documentação necessária para pedir um empréstimo! Quais os cuidados a ter ao comprar uma casa nova, etc. 

Está no negócio das bicicletas? Fale sobre os cuidados a ter na estrada! A protecção que se deve ter ao andar de bicicleta! Indique os melhores locais de Lisboa (ou do seu mercado) para se passear de bicicleta!
Bom, já percebeu a ideia, certo?
Qual a vantagem? É que alguém que quer, de facto comprar uma casa ou uma bicicleta vai lê-lo ou ouvi-lo (ou contactá-lo!)! E não precisou de dar tiros para o ar comunicando para as massas!
Já agora e para começar, partilho consigo umas dicas muito breves sobre blogues. Pode consultar no site abaixo:

6)    Redes Sociais? Para que servem?
Para você divulgar os seus conteúdos e relacionar-se com o seu mercado potencial! Mas antes tem que criar uma comunidade. A sua comunidade! Aquela que vai encarregar-se, de uma forma “viral”, de os divulgar aos seus amigos, amigos dos amigos, e assim sucessivamente! É claro que não o fará de um dia para o outro. Leva algum tempo! Por isso tem que começar já! Deste modo atingirá o seu mercado-alvo de uma forma bastante mais selectiva e de acordo com o seu orçamento! Ah, e mais importante, começará a facturar mais!

Em Portugal o Facebook , o Twitter e o Linkedin são, para já, as Redes Sociais mais divulgadas! Eu gosto muito do Linkedin! Mas tudo depende das características de cada negócio. 

Como vê, há boas notícias para que o seu negócio prospere em 2011. Portugal tem solução! E ela passa pelo sucesso da sua empresa!

Bons negócios!

Jorge Miguel Conceição 


PS: se gostou deste artigo, pode adicionar-me aos seus contactos do Linkedin ou Facebook! E pode também melhorá-lo com os seus comentários e idéias! Desejo-lhe um excelente 2011!